Capacitação, Inovação e Financiamento

O Consórcio PCJ é filiado à Rede Filantropia, uma plataforma de disseminação de conhecimento técnico para o Terceiro Setor, que busca profissionalizar a atuação das instituições por meio de treinamentos, publicações, palestras, debates, entre outras iniciativas. A rede proporciona diversos cursos com custos bem interessante nas áreas de recursos humanos, captação de recursos e sustentabilidade, prestação de contas de parcerias, dentre outros. Os funcionários do Consórcio PCJ têm acesso aos cursos conforme seu interesse e área de atuação.  Para saber mais acesse o site: www.filantropia.ong

Uma das capacitações que desperta bastante interesse na entidade é a que trata sobre captação de recursos e financiamento por meio de organismos nacionais e internacionais. Tanto para ONGs como para prefeituras, cursos com essa temática são de grande interesse, ainda mais num momento como o qual o país atravessa agora, com dificuldades financeiras e editais de fontes de recursos fechados para novos projetos. Ainda assim, conhecer as modalidades de captação é importante para estar preparado para quando editais forem abertos ou tentar alternativas de outras fontes de recursos, inclusive as internacionais.

Abaixo, estão algumas dicas para melhorar a gestão de captação de recursos, repassadas nas capacitações da Rede Filantropia:

  • Planejamento: deve ser pensado estrategicamente visando o ano seguinte, pois o planejamento orçamentário das empresas/financiadores é antecipado;
  • Florescimento dos Recursos: o captador deve desenvolver um método de captação conforme os recursos da entidade e sua própria capacidade;
  • Definição do investimento do recurso a ser captado: custeio ou desenvolvimento de projeto especifico;
  • Cooperações Internacionais: países menos desenvolvidos recebe mais recursos externos a fundo perdido;
  • Trabalho a serviço da causa: aprender a solicitar o recurso sem que de conotação de “esmola”. A empresa ou pessoas que irão doar ou patrocinar projetos tem que dar valor a causa do investimento;
  • Diversificar fontes: indivíduos, empresas, recursos públicos e incentivos fiscais;
  • Transparência e visibilidade: divulgar balanço patrimonial; chamadas para ação com interação nas redes sociais; folhetos.
  • Parcerias sociais: aprenda com os pares.

Dica mais importante: NÃO DESISTA! Captar recursos não é fácil, mas com planejamento e muito trabalho, dará frutos.

Para ficar por dentro de mais dicas tanto em captação de recursos como em projetos da área ambiental, acesse sempre o Blog do site do Consórcio PCJ. Fique ligado!

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

22 de fevereiro de 2024

Por Mariane Leme • Assistente de Projetos do Consórcio PCJ  O saneamento básico é essencial para dispor de um ambiente favorável à saúde. Os tratamentos…

Pular para o conteúdo