7ª EDIÇÃO DO “OSCAR DA ÁGUA”

A primeira edição do “Prêmio Ação pela Água” foi em 2000 e, desde então, mantemos acesa missão de reconhecer as melhores práticas de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Esse ano para comemorar os 30 anos do Consórcio PCJ, o Prêmio chega à sua 7ª edição com novas categorias em um evento especial em 17 de outubro, na Casa de Shows Via Appia, em Campinas (SP).

 

Objetivos DO PRÊMIO

Reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas por instituições públicas e privadas da região das Bacias PCJ.

A comissão julgadora formada por especialistas do setor, vai avaliar criteriosamente o impacto social gerado, a replicabilidade das ações e a originalidade dos projetos.

 

 

QUEM PODE SE INSCREVER?

Para concorrer ao 7º Prêmio Ação pela Água o projeto desenvolvido
deve visar a manutenção do abastecimento de água da região das Bacias
PCJ. Por exemplo projetos de reuso a redução de perdas de água,
educação ambiental, reflorestamento ciliar, tratamento de esgoto e
destinação adequada de resíduos sólidos.

Categorias da 7º Edição:

- Municípios Associados
- Empresas Associadas
- Veículos de Imprensa (rádio, TV e impresso)
- Organização da Sociedade Civil
- Institutos de Educação e Pesquisa
- Instituições não associadas ao Consõrcio PCJ

SELECIONE ABAIXO A SESSÃO PARA SABER MAIS SOBRE O PRÊMIO



  • EDIÇÃO
  • REGULAMENTO
  • COMISSÕES
  • INCRIÇÕES
  • NOTÍCIAS

EDIÇÃO 2019

Edição 2019 Prêmio Ação Pela Água

Ações ambientais de instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada têm contribuído para o combate a degradação dos recursos hídricos das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Projetos de reuso e redução de perdas de água, educação ambiental, reflorestamento ciliar, tratamento de esgoto e destinação adequada de resíduos sólidos são desenvolvidos visando a manutenção do abastecimento de água da região PCJ, que atualmente é responsável pela produção de água para aproximadamente 14 milhões de habitantes, considerando o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Pensando nisso, o Consórcio PCJ criou em 2000, o Prêmio Ação pela Água que tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas Bacias PCJ por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

Para concorrer ao Prêmio Ação pela Água os projetos devem enfocar ações já desenvolvidas e implementadas nos municípios localizados nas Bacias PCJ.

REGULAMENTO

Regulamento – 7º Prêmio Ação pela Água – 2019

 

Cláusula I: DOS OBJETIVOS

Reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ) pelo poder público, setor empresarial, instituições de ensino e pesquisa, pela sociedade civil e veículos de imprensa, no sentido de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

Cláusula II: DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

Poderão concorrer ao 7º Prêmio Ação pela Água 2019, projetos e ações executados nos últimos 30 anos por instituições localizadas nas Bacias PCJ que impactaram a quantidade e a qualidade da água da região, assim como veículos de comunicação que produziram reportagens de grande sensibilização ambiental, e que sejam enquadrados nos segmentos definidos na Cláusula V.

1º Serão aceitos projetos de educação ambiental, reflorestamento ciliar, ampliação da disponibilidade hídrica, implementação de políticas públicas, pagamento por serviços ambientais, saneamento básico, dentre outros temas com interface aos recursos hídricos.

Cláusula III: DAS INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente, mediante preenchimento do formulário disponível no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br/premioacaopelaagua) no período de 12/03/2019 a 22/07/2019.

Todos os campos do formulário são de preenchimento obrigatório.

Cláusula IV: DOS PROJETOS

O resumo do projeto deverá ser enviado em arquivo digital com extensão PDF com tamanho não superior a 5 MB de acordo com modelo disponível na página de inscrição.

  • 1º Fotos, gráficos, tabelas, se utilizados, deverão integrar o corpo do formulário.
  • 2º – Não há limitação para inscrição de projetos por prefeitura/empresa/organização civil/veículo de comunicação.
  • 3º – Os responsáveis pelos projetos inscritos se comprometem a fornecer toda e qualquer informação adicional necessária à Comissão Julgadora para melhor compreensão de seus respectivos projetos.
  • 4º – No ato da inscrição, os autores concedem ao Consórcio PCJ, sem qualquer ônus e restrições, por tempo ilimitado, autorização para uso e divulgação dos respectivos projetos inscritos e arquivos adicionais de qualquer natureza, em todos os meios de comunicação.
  • 5º – As informações prestadas pelos concorrentes ao 7º Prêmio Ação pela Água 2019 são de sua inteira responsabilidade.
  • 6º – Não será vedada a inscrição de Patrocinadores do 7º Prêmio Ação pela Água 2019, uma vez que não será concedido qualquer tipo de privilégio ou tratamento aos mesmos, que gozarão das mesmas condições, direitos e obrigações conferidas aos demais participantes concorrentes. A Comissão Julgadora também não terá acesso as informações sobre os Patrocinadores do 7º Prêmio Ação pela Água 2019, ficando restrita ao exercício das atribuições definidas na Cláusula VII.
  • 7º – Serão considerados projetos em andamento ou finalizados.

Cláusula V: DOS SEGMENTOS E TEMAS

O 7º Prêmio Ação pela Água 2019 será concedido aos projetos que melhor atenderem aos critérios de avaliação definidos na Cláusula VIII, dentro das seguintes categorias:

CATEGORIA I: Poder público de municípios associados ao Consórcio PCJ (secretarias, autarquias e demais departamentos da administração pública).

CATEGORIA II: Setor empresarial associado ao Consórcio PCJ (empresas privadas ou de capital misto).

CATEGORIA III: Instituições não associadas ao Consórcio PCJ (iniciativas do poder público e do setor privado não vinculadas ao quadro de associados do Consórcio PCJ).

CATEGORIA IV: Sociedade Civil (ONGs, OSCIPs, Institutos, Fundações, e outros representantes de organizações civis sem fins lucrativos).

CATEGORIA V: Ensino e pesquisa (escolas, faculdades, universidades, centros de pesquisa e inovação).

CATEGORIA VI: Imprensa (jornais, emissoras de TV, rádio, portais de internet e assessorias de imprensa), divididos nos segmentos:

  • SEGMENTO I: Reportagem jornalística em veículo impresso e/ou digital;
  • SEGMENTO II: Reportagem jornalística em emissora de TV;
  • SEGMENTO III: Reportagem jornalística em emissora de rádio.

Cláusula VI: DOS PROJETOS EM PARCERIAS

Os projetos realizados em parceria deverão ser inscritos apenas pela instituição responsável pela gestão administrativa do projeto. Neste caso, deverá ser anexada declaração, de cada uma das instituições parceiras, concordando com a apresentação e com a divulgação do projeto no 7º Prêmio Ação pela Água 2019.

Cláusula VII: DO JULGAMENTO

Os projetos e reportagens inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora composta por pessoas de notório saber na área, visando permitir a seleção dos melhores projetos a serem premiados, bem como o atendimento a todos os requisitos deste regulamento.

  • 1º – A Comissão Julgadora tem a atribuição de indicar e classificar os três finalistas e eleger o vencedor, em cada categoria.
  • 2º – A Comissão Julgadora é soberana e, de seu julgamento não caberá recursos nem interferências pela Secretaria Executiva do Consórcio PCJ.
  • 3º – Não poderão compor a Comissão Julgadora funcionários da Secretaria Executiva e membros do Conselho de Consorciados, do Conselho Fiscal ou da Plenária de Entidades do Consórcio PCJ.

Cláusula VIII: DOS CRITÉRIOS PARA O JULGAMENTO

Para definir os melhores projetos e reportagens inscritos na forma do presente regulamento, a Comissão Julgadora deverá analisar o desempenho nos seguintes critérios:

  1. Conteúdo
  2. Resultados
  3. Impacto Social
  4. Originalidade
  5. Replicabilidade
  6. Adequação à temática
  7. Adequação ao regulamento
  8. Atendimento aos objetivos

Cláusula VIX: DA PREMIAÇÃO

Serão concedidos troféus aos vencedores e finalistas de cada categoria.

  • 1º – Os vencedores do 7º Prêmio Ação pela Água 2019 serão anunciados no dia da solenidade de premiação, que ocorrerá em evento oficial a ser realizado em local e data a ser definido e posteriormente divulgado no site do Consórcio PCJ (www.agua.org.br).
  • 2º – Todos os finalistas serão informados de sua condição por telefone e email, para que possam estar presentes na solenidade de premiação.
  • 3º O resultado do 7º Prêmio Ação pela Água estará disponível no site institucional do Consórcio PCJ (www.agua.org.br) após à solenidade de premiação.

Cláusula IX: DO CRONOGRAMA

O 7º Prêmio Ação pela Água 2019 seguirá o seguinte cronograma:

– Prazo para inscrição: 12/03/2019 a 22/07/2019.

– Divulgação dos finalistas: 30/09/2019.

– Cerimônia de premiação: 17/10/2019.

Cláusula IX: DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A inscrição implica a prévia e integral concordância, por parte dos concorrentes, com as normas deste Regulamento e a autorização da publicação e da divulgação pelo Consórcio PCJ dos trabalhos premiados.

Os casos omissos a este regulamento serão analisados e julgados pela Comissão Julgadora.

Parágrafo único. O não cumprimento de qualquer uma das normas acarretará desclassificação.

Os esclarecimentos e outras informações relativas ao presente Regulamento poderão ser solicitados mediante o endereço eletrônico: premio@agua.org.br ou ainda por telefone: (19) 3475-9407.

COMISSÕES

CATEGORIA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

– Ângelo Lima, biólogo, doutor em geografia e secretário executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA BRASIL);
– Antônio Carlos Zuffo, engenheiro civil e professor doutor do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP);
– Daniel Manzi, engenheiro civil, doutor em engenharia hidráulica e coordenador de fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento (ARES-PCJ);
– Domenico Tremaroli, biólogo e diretor de avaliação de impacto ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB);
– João Demarchi, engenheiro agrônomo e pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ), e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Naturais (CT-RN) dos Comitês PCJ;
– Lígia Oliveira, engenheira ambiental e sanitarista, diretora técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo;
– Luiz Sertório, geógrafo e gestor da APA Piracicaba/Juqueri-Mirim da Fundação Florestal do Estado de São Paulo;
– Lupércio Ziroldo, engenheiro civil, diretor da Bacia do Baixo Tietê do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) e secretário técnico permanente da Rede Latino Americana de Organismos de Bacia (RELOB);
– Malu Ribeiro, jornalista e coordenadora do Programa Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica;
– Rubens Filho, jornalista e coordenador de comunicação do Instituto Trata Brasil;
– Samuel Barreto, biólogo, gerente nacional de águas da TNC (The Nature Conservancy) e do Movimento Água para São Paulo (MApSP);
– Suraya Modaelli, engenheira civil, diretora técnica do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), secretária executiva da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) e do Fórum Paulista de Comitês de Bacias.

 

CATEGORIA IMPRENSA:

– Cecília Strang, jornalista, sócia-proprietária e diretora na Alfapress Comunicações;
– Cecília Toledo, jornalista e professora na Faculdade de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas;
– Marcel Cheida, jornalista, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas e coordenador do curso de Especialização em Gestão e Produção em Jornalismo;
– Paulo Roberto Botão, jornalista, professor e coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), e membro da diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ);

– Susana Dias, doutora em educação, especialista em jornalismo científico e pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

INSCRIÇÕES


Realize o download referente aos modelos de resumo técnico abaixo (clique no modelo desejado):

• Modelo Imprensa
• Modelo Geral


Preencha o formulário abaixo e clique no botão cadastrar:



Categorias*


*Anexar projeto em PDF, limite máx. 5MB
(somente arquivos PDFs são aceitos.)


NOTÍCIAS

Conheça os finalistas do 7° Prêmio Ação Pela Água

Projetos receberão título de “Notórios da Água” e seguem na disputa pela premiação final Os ganhadores do 7º Prêmio Ação pela Água serão conhecidos durante a celebração dos 30 anos do Consórcio PCJ, no dia 17…

ABRIR LINK

Finalistas do 7° Prêmio Ação Pela Água ganharão o título de “Notórios da Água”

A divulgação dos projetos que seguem na disputa será feita pelo Consórcio PCJ no dia 30 de setembro As inscrições para o 7° Prêmio Ação Pela Água se encerraram no dia 26 de agosto. A próxima…

ABRIR LINK

CONHECENDO A COMISSÃO JULGADORA: SAMUEL BARRETO

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: Rubens Filho

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: Paulo Botão

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: Marcel Cheida

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: Malu Ribeiro

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: Lupércio Ziroldo Antonio

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: Lígia de Oliveira

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: João Demarchi

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: Domenico Tremaroli

ABRIR LINK

Conhecendo a Comissão Julgadora: Daniel Manzi

ABRIR LINK

Conhecendo os Integrantes da Comissão Julgadora: Cecília Strang

ABRIR LINK

Conhecendo os Integrantes da Comissão Julgadora – Antônio Carlos Zuffo

ABRIR LINK

Conhecendo os Integrantes da Comissão Julgadora – Angelo J. Rodrigues Lima

ABRIR LINK

FAÇA SUA INSCRIÇÃO


INSCREVA-SE AQUI


SEJA UM PARCEIRO


Junte-se ao Consórcio PCJ nas ações de conscientização!

agua.org.br
(19) 3475-9400

APOIADORES

RESUMO DOS
PRÊMIOS ANTERIORES

Veja os últimos premiados do projeto iniciativas reconhecidas pelo
Consórcio PCJ que desempenharam um grande papel em favor da
comunidade e do meio ambiente ajudando a preservar esse bem tão
importante para todos.

CLIQUE AQUI

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?