Casa + Sustentável

A Casa Mais Sustentável é um espaço aberto às comunidades para aprenderem mais sobre práticas sustentáveis de consumo consciente de água e energia elétrica de maneira interativa, lúdica e inovadora. É uma experiência completa e verdadeiramente imersiva, com atividades, experimentos, além de muito conhecimento sobre como fazer o bom uso dos recursos naturais.

Histórico da
Casa Sustentável

A Casa + Sustentável que conhecemos hoje já passou por algumas atualizações.

Quando foi inaugurada em 2009, chamava-se Casa Modelo e foi levantada com a intenção de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis.

Dias atuais

Com um novo salto evolutivo, novas parcerias surgiram para apoiar A Casa. Tanto a ANEEL e a CPFL Energia investiram na modernização da estrutura, na elaboração do novo projeto pedagógico e novas atrações aos visitantes. Diante destas mudanças, chegou ao seu mais recente nome: Casa + Sustentável.

Mais à frente

Mais precisamente em 2011, passou por outra reformulação. Na época, o tema debatido era acerca da decoração sustentável, implicando diretamente em seu novo nome: Casa Modelo EcoDecor.

Proposta pedagógica

A Casa Mais Sustentável proporciona aos visitantes uma experiência marcante por meio de tecnologias interativas que possibilitam uma aprendizagem mais significativa e mostram como ser mais sustentável pode ser simples.

O percurso é composto por 12 ambientes, onde o público tem a oportunidade de aprender como utilizar recursos com mais consciência, verificando maneiras de fazer um uso racional da água, de usar com segurança e evitar o desperdício de energia elétrica, de reduzir a geração e melhorar a destinação dos resíduos, consumir alimentos de maneira mais sustentável e, com isso, gerar menos impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade.

Materiais didáticos

Agora a nossa conversa é com você, professor ou professora! Para desenvolver com mais profundidade os temas propostos pela Casa Mais Sustentável, recomendamos abaixo alguns materiais pedagógicos complementares que você pode utilizar em sala de aula, antes e depois da visita à Casa. Eles são indicados para turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, mas podem ser adaptados para outros públicos.

Você também pode utilizar o TOUR VIRTUAL com os estudantes que não puderam participar presencialmente da visita, e até mesmo para tirar dúvidas sobre os recursos presentes na Casa.

Plano de aula 1 – Água: De onde vem? Para onde vai?

Proposta de atividade para introdução dos temas: recursos hídricos, saneamento básico e uso consciente de água.

Plano de aula 2 – Energia para viver bem!

Proposta de atividade para introdução dos temas: fontes de energia, consumo consciente e acesso à energia elétrica.

Vídeo – Turma do Lamba em: O Rio Começa Aqui

A Turma do Lamba explica, em uma animação didática e divertida, a importância do acesso universal ao saneamento básico.

Quadrinhos – Turma do Lamba: Vamos fazer a sua história?

Além de acessar quadrinhos da Turma do Lamba, esse material contém as pranchas dos desenhos para que os alunos montem suas próprias histórias de preservação dos rios e bacias hidrográficas.

Plano de Aula – Mapa da água

A partir de uma ideia muito dinâmica, criativa e lúdica, chamada cartografia social, os alunos poderão explorar todos os espaços da escola, registrar suas próprias descobertas em forma de mapas e refletir sobre possíveis melhorias.

Games – Energia em Jogo

Oito jogos online para aprender tudo sobre energia, encontrando maus hábitos, detectando acidentes, construindo uma máquina do tempo e muito mais!

Gibi - Combatendo o mau uso da energia

​​Com o gibi dos Economix, aprender sobre o uso consciente de energia fica mais divertido. Veja como esses heróis ajudam as pessoas a enfrentar o desperdício.

Vídeo – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Ter uma atitude mais sustentável começa muito antes de reciclar. Esse vídeo apresenta os 4 Rs do consumo consciente de maneira simples, divertida e acessível a todas as idades.

Plano de Aula: Compostagem

Os alunos aprenderão como montar uma composteira e qual a sua importância, diferenciando os itens que podem e os que não podem ser compostados.

Plano de Aula: Decomposição dos Resíduos

O que é lixo e o que é resíduo? Com esse plano de aula, os alunos serão estimulados a diminuir de forma consciente o descarte de resíduos, aprendendo sobre a força da ação coletiva.

Texto de Apoio: Desperdício de Alimentos

Esse material traz uma série de dados e sugestões para o professor abordar o desperdício de alimentos, seus impactos e dicas de consumo consciente com sua turma.

Visitação

A Casa Mais Sustentável está com as portas abertas e oferece visita monitorada para grupos de escolas e outras instituições. Vale ressaltar que a Casa fica aberta para o público em geral no primeiro e terceiro sábado do mês. Fique atento às informações constantes na página oficial da Casa Mais Sustentável, que é atualizada periodicamente. Em caso de dúvidas, antes de preencher o formulário, entre em contato conosco pelo e-mail: casamaissustentavel@agua.org.br

Públicos
Capacidade
Duração e Horários
Investimento
Avaliação da Visita
Agendamentos

Públicos

Professores, profissionais das áreas de educação, meio ambiente e saneamento, estudantes do Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Técnico e Ensino Superior, de instituições públicas e privadas, e demais públicos interessados, com esquema vacinal completo contra Covid-19.

Capacidade

A Casa Mais Sustentável continua operando com distanciamento social, utilização de máscaras e álcool em gel, com o objetivo de garantir todas as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Serão aceitos grupos com, no mínimo, 10 (dez) pessoas e, no máximo, 40 (quarenta).
O tamanho do grupo leva em consideração a quantidade total de pessoas, incluindo acompanhantes. No caso dos cadeirantes, a Casa comporta até 4 (quatro) visitantes nessa condição por grupo.

Duração e Horários

As visitas têm duração de, no máximo, 2 horas e são realizadas de segunda à sexta, em dois horários: das 9h às 11h ou das 14h às 16h. A Casa recebe um grupo de visitantes por vez e a duração da visita pode sofrer redução em decorrência de atrasos e condições adversas.
Excepcionalmente, poderão ocorrer visitas aos sábados, das 9h às 11h, para instituições de ensino e pesquisa (nível técnico e superior), ou grupos com necessidades especiais. Na página de agendamento, está disponível um calendário com a disponibilidade de datas, inclusive, dos sábados em que a Casa estará aberta.

Investimento

As visitas SEMPRE serão gratuitas para escolas públicas de Educação Básica. Para escolas da rede privada e demais instituições, as visitas poderão ter um custo, a ser determinado a partir de janeiro de 2024.
A instituição solicitante é integralmente responsável pela alimentação e o transporte do grupo. A Casa Mais Sustentável não fornece, nem dispõe, de alimentação para os visitantes.

Recomendamos que os visitantes tragam a sua própria garrafa de água para consumo, evitando assim a utilização do filtro de água existente no interior da Casa.

Avaliação da Visita

A avaliação da aprendizagem é feita por meio de atividades, como quiz e games, realizados a partir de tablets distribuídos aos visitantes. Ao término da visita, os responsáveis pelo grupo receberão relatórios com os resultados das atividades avaliativas.

Agendamento de visita presencial e tour virtual

Para solicitar o agendamento de uma visita à Casa Mais Sustentável, clique no botão abaixo e preencha o formulário online. Em caso de dúvidas sobre a visita, escreva pra gente no e-mail casamaissustentavel@agua.org.br.

Você mora longe e não consegue visitar presencialmente a Casa + Sustentável? Participe da visita virtual, clicando no botão abaixo e preenchendo o formulário online para ter acesso ao TOUR VIRTUAL.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Pular para o conteúdo