Ações e Programas

Ao todos, são mais de 10 programas de atuação que tem como foco o planejamento, à proteção e a sensibilização dos recursos hídricos e do meio ambiente. A seguir, confira cada um deles.

Apoio Aos Associados Em Tecnologias E Sistema De Gestão

A tecnologia é uma forte aliada na busca pela sustentabilidade hídrica. O programa tem como base de atuação apoiar os associados em intercâmbios de novas tecnologias e aprimoramentos de gestão no gerenciamento de recursos hídricos, tendo também como meta promover o desenvolvimento regional equitativo, através de apoio técnico e institucional para temas ligados à gestão da água.

Cooperação Institucional

O Consórcio PCJ, com o objetivo de conhecer, trocar e incorporar experiências bem sucedidas na área de gestão dos recursos hídricos, desenvolvidas por outras entidades, regiões ou países, criou o Programa de Cooperação Institucional.
A entidade firmou, ao longo dos anos, diversas parcerias e acordos de cooperações técnicas com entidades ligadas à gestão dos recursos hídricos que propiciaram vários avanços para as Bacias PCJ e para o gerenciamento do Brasil, como a consolidação das Políticas de recursos hídricos Nacional e do Estado de São Paulo.

Educação e Sensibilização Ambiental

Sensibilizar a comunidade acerca dos desafios e soluções ligados à conservação e proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente. Profissionais da área veem como maior legado do Consórcio PCJ a formação de uma “massa crítica”, impulsionada pelos projetos de educação ambiental voltados à gestão da água. Também desenvolvemos ações de sensibilização sobre gestão de recursos hídricos das bacias PCJ, dentre os quais se destaca o Projeto Gota D’água.

Gestão e política de recursos hídricos

O programa visa a construção e implantação de um sistema descentralizado de gestão dos recursos hídricos na região, com a participação do poder público, dos usuários da água e das comunidades, proporcionando condições para os múltiplos usos dos recursos hídricos, minimizando os conflitos entre seus usuários e contribuindo para o desenvolvimento econômico regional.

Parcerias Para Integração Regional

Muitos dos desafios na gestão da água são superados de forma conjunta, unidos. Esta iniciativa do Consórcio PCJ tem como foco buscar parcerias para o desenvolvimento de projetos regionais ligados às áreas de: educação ambiental, reflorestamento ciliar, resíduos sólidos, pagamento por serviços ambientais, saneamento, dentre outros.

Planejamento e sustentabilidade para aplicação das disponibilidades hídricas

A sustentabilidade hídrica só é possível com planejamento, investimentos, interação e cooperação entre os setores da sociedade na busca pela garantia de água para o nosso futuro.

O programa tem como meta promover o debate de políticas públicas e projetos que garantam a preservação ambiental ao mesmo passo que promove o desenvolvimento das localidades atendidas.

Programa De Desenvolvimento Regional

Auxiliar os associados na elaboração de projetos que tenham impactos de alcance regional, promovendo o desenvolvimento integrado das Bacias PCJ na gestão de recursos hídricos, essa é a proposta desse programa, que ainda tem como meta ser o interlocutor entre os associados e os entes do sistema de gerenciamento, como os Comitês de Bacias, Agências de Bacias e de Regulação.

Programa de Proteção aos Mananciais

O programa tem como objetivo proteger os mananciais de uso público para garantir água de qualidade para toda a população das Bacias PCJ, através do desenvolvimento de projetos de reflorestamento ciliar nos rios da região, com a parceria de 15 viveiros municipais e o envolvimento da comunidade.

Saneamento e Resíduos Sólidos

O Programa procura geral fomentar a conscientização e o planejamento de políticas públicas municipais e regionais, visando o estabelecimento de um sistema integrado e participativo de saneamento ambiental nas Bacias PCJ. Fazem parte dessa iniciativa o Grupo Regional de Combate às Perdas hídricas nos serviços de abastecimento e o Grupo de combate à Eventos Extremos.

Sistema De Monitoramento De Águas

O programa pretende organizar e sistematizar o acesso aos dados de monitoramento das águas das Bacias PCJ, desde quantidade à qualidade, além de fomentar ações que ressaltem o uso racional da água, o combate ao desperdício e contribuir com o planejamento regional da região buscando a garantia futura de água em quantidade e qualidade.

Pular para o conteúdo