30 anos de
Proteção
aos Mananciais

Junte-se à nossa missão de restaurar

e proteger as bacias dos rios

Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

30 anos
de Proteção
aos Mananciais

Junte-se a nossa missão de restaurar e proteger as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Sobre o programa

O Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) iniciou há 30 anos, e inspirou-se em um projeto da Itaipu Binacional para ser implantado, num primeiro momento, nas microbacias do Rio Capivari.

 Desde o seu início, o PPM tem a missão de disponibilizar mudas ciliares, dar orientação técnica, fornecer projetos para o plantio e auxiliar os produtores rurais que aderem ao programa na manutenção das áreas recuperadas por até dois anos. Também é importante atentar que o PPM mais do que executar plantios de mudas somente, tem por objetivo criar uma cultura conservacionista nas Bacias PCJ que permita proteger nossos mananciais. Até o momento, o PPM contribuiu com a recuperação florestal de uma área de mais de 2.700 hectares, com plantio de mais de 4,5 milhões de mudas nativas. Para se ter uma ideia, o número equivale à recuperação florestal de uma área 20 vezes maior que a do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, ou a 3.610 campos de futebol. 

O Programa também faz a doação de mudas nativas aos associados ao Consórcio PCJ, por meio de parcerias com viveiros municipais da região, pela qual a entidade fornece insumos, como sementes de espécies nativas e saquinhos para produção de novas mudas em troca de mudas para os projetos de reflorestamento. O Consórcio PCJ mantém atualmente parceria com 17 viveiros municipais. 

Em 2011, para comemorar os 20 anos do Programa, o Consórcio realizou o concurso “Matas Ciliares Através de um Click”, que teve cerca de 200 fotografias divididas em duas categorias: realizadas nas Bacias PCJ e em outras regiões do Brasil e do mundo. As 80 melhores imagens foram expostas no Engenho Central de Piracicaba, e ao final foram premiadas três imagens. 

Em 2021, quando a iniciativa completou três décadas de atuação, a entidade criou uma landing page para concentrar todas as informações sobre o PPM e ferramentas para se cadastrar para projetos de reflorestamento ciliar, solicitação de mudas, entre outros serviços para membros do Consórcio PCJ.

Cooperação e patrocínio

Ao estabelecer parcerias em prol do meio ambiente e voltada para a preservação dos recursos hídricos, você contribui diretamente para a proteção de ecossistemas vitais das bacias hidrográficas do Consórcio PCJ.

Matas ciliares

As matas ciliares estão situadas nas margens dos corpos d’água e são verdadeiras sentinelas dos nossos mananciais. Elas impedem a erosão das margens, filtram poluentes e sedimentos que poderiam acabar nos rios.

Rio Jundiaí

Conheça

O começo de tudo

Iniciado há 30 anos, o Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) inspirou-se em um projeto da Itaipu Binacional para ser implantação, num primeiro momento, nas microbacias do Rio Capivari.

Resultados positivos em números

Passadas três décadas, o Consórcio PCJ tem todas as razões para sentir orgulho do legado deixado pelo Programa de Proteção aos Mananciais (PPM). Os números desse trabalho falam por si.

Nossas caixas d’água para a Sustentabilidade

Fazenda Milhã, em Capivari: orgulho de ser pioneira

Era do nosso interesse devolver à mãe natureza o que era dela, por isso, de muito bom gosto, iniciamos esse trabalho pioneiro com o Consórcio PCJ.

Resultados

Recuperação florestal de uma área superior a 2.700 hectares.

Plantio de mais de 4,5 milhões de mudas nativas.

Área de recuperação é 20 vezes maior que a do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Equivalente à recuperação de 3.610 campos de futebol.

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Pular para o conteúdo