Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Business Tower Office,
Av. Nossa Sra. de Fátima, 240 – 5º andar, Sala 53,
Vila Israel, Americana – SP,
CEP.: 13478-540
O Consórcio PCJ é um Consórcio Intermunicipal de Bacias Hidrográficas, constituído em 1989, sob a forma jurídica de associação civil de direito privado sem fins econômicos. Ele é regido pelas normas contidas em seu Estatuto Social, bem como, pelas disposições do Código Civil Brasileiro e demais legislações pertinentes, possuindo autonomia administrativa e sendo gerido por seus próprios órgãos. A entidade entende que para atingir os objetivos propostos é fundamental a integração da sociedade, empresas e poder público e outras parcerias nacionais e internacionais.
O objetivo primordial do Consórcio PCJ é planejar e fomentar ações nas áreas de meio ambiente, saneamento e recursos hídricos, com foco na proteção, preservação e conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
Os membros associados que integram o Consórcio PCJ são os municípios localizados nas Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Além dos municípios, empresas públicas e privadas usuárias de água também podem se associar. É facultado o ingresso de novos membros associados ao Consórcio PCJ, a qualquer momento, observando-se as disposições contidas nos artigos 26 e 29 do Estatuto. Atualmente somos constituídos de 42 municípios e 25 empresas, com três adesões recentes: CSJ, Fareva e o Município de Sumaré.
A estrutura administrativa do Consórcio PCJ compreende os seguintes órgãos: o Conselho de Associados, o Conselho Diretor, o Conselho Fiscal, a Secretaria Executiva, a Plenária de Entidades e o Conselho de Transição. O Conselho de Associados é o órgão deliberativo máximo da entidade, formado pelos prefeitos dos municípios consorciados ou seus representantes designados e, pelos representantes oficiais das empresas integrantes do Consórcio.
Além do planejamento e fomento de ações ambientais, o Consórcio PCJ tem como finalidades: representar seus membros em assuntos de interesse comum perante quaisquer outras entidades de direito público ou privado; promover o desenvolvimento regional integrado sustentável; apoiar tecnicamente os associados em ações e projetos relacionados à área de gerenciamento de recursos hídricos; estimular a produção cultural e de sensibilização ambiental relacionada ao meio ambiente, recursos hídricos e saneamento.
As decisões nos diversos órgãos que compõem a estrutura organizacional do Consórcio PCJ, geralmente são tomadas por debate e consenso entre todos os associados. Em raras ocasiões, caso necessário, os temas discordantes são deliberados por votação, conforme previsto em Estatuto, prevalecendo o voto da maioria sobre o assunto. Em casos de opiniões divergentes, os assuntos podem ser objeto de adiamento para ampliação do debate, de forma a se alcançar o consenso pleno em prol dos interesses de todos os associados.
Os recursos financeiros do Consórcio PCJ são constituídos por diversas fontes, incluindo: contribuições repassadas por seus associados, conforme aprovado pelo Conselho de Associados; pelos bens que lhe forem doados por entidades públicas ou privadas; auxílios, contribuições e subvenções concedidas por entidades públicas ou particulares; rendas de seu patrimônio; produto de operações de crédito; e rendas eventuais decorrentes da promoção de venda de seus produtos ou serviços.
A Secretaria Executiva é o órgão administrativo e técnico do Consórcio PCJ, integrado por quadro de pessoal devidamente aprovado, responsável por executar as deliberações do Conselho Diretor e do Conselho de Associados, bem como, por coordenar e conduzir todas as atividades e os serviços do Consórcio PCJ, dentre as quais, a preparação dos planos e programas de trabalho, a elaboração do relatório anual de atividades, entre outras atribuições de gestão e execução da entidade previstas no Estatuto Social.