Piracicaba: Viveiro Municipal produz 115 mil mudas por ano

Local possui ampla variedade, com cerca de 80 espécies nativas de árvores

Importante parceiro do Consórcio PCJ, o Viveiro Municipal de Piracicaba tem hoje uma produção média anual em torno de 115 mil mudas. O local dispõe hoje de mais de 80 espécies nativas de árvores à disposição da população, e é mantido pela Prefeitura, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

Situado ao lado da lagoa Santa Rita, no bairro de mesmo nome, o Viveiro possui uma área de 60 mil metros quadrados.

A parceria com o Consórcio PCJ tem duas décadas, de acordo com a coordenadora do local, Clementina Rossin. “Nós liberamos as mudas para as cidades do Consórcio, que contribui com os insumos para a produção do viveiro”, explica.  Os insumos fornecidos compreendem: saquinhos, fungicida, inseticida e sementes.

Em 2019, o Consórcio PCJ, com o apoio da Oji Papeis, construiu uma câmera seca, que mantém a temperatura em torno de 18ºC e umidade abaixo dos 40%. A sala “Ipê Branco” permite que as sementes coletadas para produzir mudas sejam armazenadas de forma mais adequada, permitindo o aumento da longevidade, preservação das sementes e melhor germinação futura.

Para Clementina, a parceria é muito importante ao município, uma vez que Piracicaba é a última cidade da bacia, e o que for recuperado acima dela se reflete na qualidade e quantidade de sua água. Há 14 anos trabalhando no local, ela fala que a produção mensal fica em torno de uma média de 10 mil mudas, mas que o Viveiro tem capacidade de produção de até 200 mil mudas. “Mas ainda não temos demanda para tudo isso. Trabalhamos apenas com doação, mas muita gente ainda não faz a recuperação de mata que tem de ser feita”, lamenta.

História

Antes de 1995, o Viveiro Municipal estava instalado em Saltinho, antigo distrito de Piracicaba. Com a emancipação, surgiu a necessidade de um novo espaço para sua instalação em Piracicaba.

Alguns requisitos eram essenciais para a transferência para um novo espaço: a área a ser escolhida deveria estar localizada dentro do próprio município, possuir fonte de água de qualidade e quantidade. Em razão disso, a área de lazer que margeia a área de proteção permanente – APP no entorno da Lagoa do Santa Rita foi escolhida.

Atualmente, o Viveiro de Piracicaba vive uma ótima fase. A Prefeitura, por meio da Sedema, dá incentivo à produção, doação, com plantios em áreas urbanas e rurais. E com parcerias importantes, como a do Consórcio PCJ, que existe desde 2007, auxilia na produção das mudas.

Além de Piracicaba, o Consórcio PCJ possui parceria com outros 16 viveiros municipais: Atibaia, Bragança Paulista, Capivari, Camanducaia, Cosmópolis, Hortolândia, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Louveira, Nova Odessa, Paulínia, Rio Claro, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste e Vinhedo. Essa parceria é uma importante ferramenta na recuperação das matas ciliares das Bacias PCJ.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

26 de fevereiro de 2025

Relatório da ONU atenta que apenas 17% das metas dos ODS estão sendo cumpridas Por Andréa Borges* Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um…

25 de fevereiro de 2025

Por Priscila Marcon* Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e do Programa das Nações…

14 de janeiro de 2025

A transparência na gestão pública é um pilar essencial para o exercício da cidadania. Desde a promulgação da Lei de Acesso à Informação (Lei nº…

Pular para o conteúdo