Viveiro Regional de Camanducaia (MG) recebe reformas no sistema de irrigação feitas pelo Consórcio PCJ

 

O Consórcio PCJ, por meio de seu Programa de Apoio aos Consorciados, reformou o sistema de irrigação do Viveiro Regional de Camanducaia (MG). Também estão sendo fornecidos ao viveiro insumos, como sementes, saquinhos, adubos e substratos para a produção de mudas. O prefeito municipal, Célio Faria Santos, e o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, estiveram no último dia nove de maio no local constatando as melhorias.

O Viveiro de Camanducaia é um dos 14 viveiros parceiros do Consórcio PCJ, que juntos fornecem mudas para recuperação de matas ciliares nas bacias PCJ. Ele tem capacidade para a produção de mais de 50 mil mudas por ano e terá como foco atender, principalmente, os municípios de cabeceira das bacias PCJ, ao sul do Estado de Minas Gerais.

“Com o viveiro equipado, agora o Consórcio PCJ seguirá prestando apoio técnico para a produção dessas mudas que vão beneficiar toda a região a montante do Sistema Cantareira”, explica Valarini.

O prefeito de Camanducaia comentou a importância da iniciativa. “Estamos na região a montante do Sistema Cantareira, realizar ações de recuperação e preservação em nossas nascentes interferem diretamente na qualidade da água das bacias PCJ e do Alto Tiete, portanto, estamos falando do abastecimento de 50% da população da região metropolitana de São Paulo e 5 milhões do PCJ”, comenta Santos.

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais, já plantou 3,5 milhões de mudas. Recentemente, a entidade inaugurou com o apoio do Programa de Investimento da Bacia do rio Jaguari, que fazem parte os municípios de Amparo, Pedreira, Jaguariúna e Holambra, o segundo matrizeiro florestal para o fornecimento de sementes aos viveiros parceiros. O outro fica em Piracicaba (SP).  Muito mais que plantar mudas, a entidade tem como objetivo despertar com suas ações uma consciência preservacionista na sociedade.

                                                                              

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo