Tratamento de nível terciário da nova ETE da Sabesp, em Cabreúva, beneficiará a Bacia Hidrográfica do Rio Jundiaí e o novo reservatório do Ribeirão Piraí

O Consórcio PCJ visitou a obra da ETE Jacaré no dia 10 de novembro, que tem previsão de ser entregue em 2024

A nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) da Sabesp, construída no distrito do Jacaré, em Cabreúva, contará com tratamento de nível terciário, com membranas ultra filtrantes, que beneficiará a qualidade da água na Bacia do Rio Jundiaí, em especial o Ribeirão Piraí, onde será construído o reservatório de mesmo nome, na divisa entre os municípios de Indaiatuba e Salto, com capacidade de reservação de até 9,7 bilhões de litros de água e irá atender cerca de quatro municípios (Indaiatuba, Itu, Cabreúva e Salto). Integrantes da equipe técnica do Consórcio PCJ visitaram a obra no último dia 10 de novembro.

A ETE Jacaré integra as obras do sistema de esgotamento sanitário, que contempla também 25 quilômetros de redes coletoras. Com investimentos de mais de R$ 46 milhões, o novo sistema irá eliminar estações elevatórias, que demandam manutenção constante e alto consumo de energia, além de fortalecer a infraestrutura para o crescimento do município.

A estação, que contará com sistema de tratamento secundário por lodo ativado, se destaca por ter em seu projeto o tratamento terciário dos efluentes. A previsão de conclusão das obras é para 2024.

“Com a nova estação de tratamento do distrito do Jacaré, em Cabreúva, a Sabesp reforça sua contribuição para a melhoria do meio ambiente e promoção das condições de desenvolvimento do município de Cabreúva e das bacias PCJ”, afirma o superintendente regional Maurício Polezi.

Representando o Consórcio PCJ, estiveram presentes na visita técnica, o engenheiro e coordenador do Programa de Saneamento e Resíduos, José Cezar Saad, o assessor de comunicação, Murilo Ferreira de Sant’Anna, e a estagiária técnica, Gabriele Fernanda dos Reis.

Para o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, a obra tem escala regional e beneficiará num primeiro momento a Bacia do Rio Jundiaí, mas com potencial de reflexos para as Bacias PCJ (Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) como um todo. “As Bacias PCJ são integradas, seja por conurbação ou mesmo pelo movimento das pessoas entre as cidades, o que faz que o consumo de água também tenha impactos integrados, a obra da ETE Jacaré irá melhorar a quantidade e qualidade da água para a bacia toda”, atenta Saad.

Ele, também, comenta sobre os benefícios para o Ribeirão Piraí. “Essa obra irá gerar reflexos diretos de qualidade para o novo reservatório do Piraí, que será importante para o aumento da disponibilidade hídrica regional”, pontua.

A ETE Jacaré tem previsão de operação em meados de 2024, com capacidade média de tratamento de 150 litros de esgoto por segundo.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo