Senegal já está pintado de azul para receber o 9º Fórum Mundial da Água

Maior evento sobre o tema no mundo acontece na próxima semana, de 21 a 26 de março, em Dacar, capital senegalesa.

O 9º Fórum Mundial da Água, adiado em um ano devido à pandemia de Covid-19, está com toda a sua organização pronta para receber stakeholders de gestão de recursos hídricos do mundo inteiro, na próxima semana, entre os dias 21 e 26 de março, tendo como tema central dos debates “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”, com o slogan “O Fórum das Respostas”.

Segundo o Comitê Organizador Local, “o coração do Senegal está batendo no ritmo dos preparativos para a realização do 9º Fórum Mundial da Água, a capital senegalesa está enfeitada com a cor azul-celeste desse precioso líquido, nas suas principais vias, nas telas de televisão, e nas páginas de jornais e portais de internet”.

Os africanos estão muito entusiasmados em receber a nova edição do Fórum e acreditam que será de grandes resultados para a gestão de recursos hídricos do Senegal e da África como um todo. “Todos os olhos estarão sob Dacar e sua fonte estratégica, a água. Superamos o desafio de engajar os cidadãos com a pauta da água. Será um Fórum de resultados, de respostas. Para esse Fórum estamos mobilizando todos os nossos parceiros para estarem presentes em Dacar. Por causa disso, é um estágio decisivo para os atores de gestão de recursos hídricos”, comenta o alto comissário da Organização pelo Desenvolvimento da Bacia do Rio Senegal (OMVS – na sigla em inglês), Hamed Diané Séméga.

O alto comissário da OMVS ainda atenta que o Fórum marcará um passo decisivo para os stakeholders. “Para nós, é um importante momento para todos os atores de recursos hídricos no mundo. Este é o porquê de todo o mundo convergir para Dacar, de 21 a 26 de março de 2022. Entendemos que isso será um sucesso para a política de recursos hídricos do Senegal”, diz Séméga.

Participação de artistas na sensibilização ambiental e na importância de receber o Fórum Mundial da Água

O Comitê Organizar Local e o Secretariado Executivo do Fórum Mundial da Água, mobilizou e engajou a população do Senegal, stakeholders de gestão de recursos hídricos e, inclusive artistas, na sensibilização sobre a importância da água e da realização do Fórum. Cantores, como Baaba Maal, uma das vozes mais famosas da música do Senegal, e os irmãos Guissé, que integram o grupo musical “Frères Guissé”, participam ativamente das atividades de promoção do evento e seus impactos para a gestão de recursos hídricos do Senegal e de toda a África.

Muita música senegalesa ao vivo durante o 9º Fórum Mundial da Água

Os senegaleses estão comprometidos com a realização de mais uma edição do Fórum Mundial da Água. Não há dúvidas quanto a isso, sobretudo, quando vemos a animação que já contagia o país em ser capital das discussões sobre a água no mundo, na próxima semana. Exemplo disso, é o envolvimento dos artistas do país com a temática, como os irmãos Guissé, que compõe o grupo musical Frères Guissé, e tem estado ao lado do secretariado executivo do Fórum na missão de conscientizar as pessoas sobre a importância de questões cruciais que serão apontadas nesse importante evento.

Os irmãos Guissé são muito engajados com as questões ambientais e sociais. As letras de suas canções também alertam para o combate ao trabalho infantil e a opressão das mulheres. Nos últimos 15 anos, eles têm atuado com bastante afinco na preservação e manutenção de ecossistemas ao redor de Hann Park e Hann Bel-Air Bay, região próxima a Dacar, através da realização de um festival de música. A edição desse ano, intitulada “Festi-Eau (Festival da Água) – a caminho do 9º Fórum Mundial da Água”, acontece até o fim do mês de março.

“Essa iniciativa é uma grande oportunidade para apoiar os esforços governamentais em ampliar a sensibilização da população de que eles podem se apropriar desse Fórum”, explica Djiby Guissé, membro fundador do Festi-Eau e diretor artístico do festival.

Para quem quiser saber mais sobre o Festival e sobre os irmãos Guissé, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=EA_VvnoT2uE

Vila Africana será ponto de intercâmbio de experiências sobre os desafios do continente para a água

Entre as novidades do 9º Fórum Mundial da Água, está a Vila Africana. Um espaço para exposições e ações de sensibilização, informação e intercâmbio sobre as preocupações e desafios relacionados a questões da água na África e possíveis alternativas.

Será também um local para compartilhar experiências sobre boas práticas e inovações, mas também um espaço de discussão para promover a segurança hídrica na África, além de estratégias para cumprir os mais diversos objetivos de agendas de políticas públicas voltadas à gestão de recursos hídricos.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo