Seminário de Resíduos Sólidos destaca necessidade de ampliar a participação de cooperativas

Os palestrantes do 3º Seminário de Resíduos Sólidos, que aconteceu no último dia 24 de agosto, no Instituto de Zootecnia (IZ) de Nova Odessa, destacaram a importância das cooperativas de reciclagem e a participação dos catadores na consolidação do Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Evento foi promovido pelo Consórcio PCJ ao lado do Grupo Gaia Social, com o apoio dos Colaboradores Ambientais do ano: ARES-PCJ, Ajinomoto e Sanasa/Campinas.
A promotora do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) de Piracicaba, Dra. Alexandra Facciolli, destacou que a política nacional possui grandes desafios para a sua consolidação como a extinção dos lixões, o reconhecimento do valor dos resíduos, falta de estrutura no processo, concorrência com a informalidade, e a necessidade de ampliar a atuação das cooperativas.

“A inclusão das cooperativas nesse processo não é uma opção, é uma obrigação por lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, disse em sua apresentação a Dra. Alexandra.

Ela ainda pontuou sobre a importância de se buscar a sustentabilidade econômica e ambientalmente indicada na gestão de resíduos. “Como alcançar a sustentabilidade sem buscar soluções mais fáceis e ambientalmente não recomendadas? Isso deve ser discutido.”

O Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), Valdemir Ravagnani, o Mimo, apresentou a importância da gestão conjunta por meio de consórcio públicos e destacou a necessidade de parcerias com o setor privado para investimentos em comunicação e sensibilização para a coleta seletiva.

A consultora técnica do Grupo Gaya Social, Maíra Pereira, pontuou como tornar os investimentos na área de resíduos mais impactantes e inclusivos para as cooperativas de Catadores, por meio de capacitações com o projeto “Central Escola de Cooperativas”.

Antônio Januzzi, da Estre Ambiental, palestrou sobre a operação de aterros sanitários e atentou para os trabalhos realizados pelo Instituto Estre na área de educação ambiental.

O evento contou com a presença do Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Nova Odessa (SP), Benjamim Bill Vieira de Souza, que destacou o valor dos resíduos. Hoje apenas 30% do lixo é rejeito, os outros 70% é reciclável, portanto, é ouro”

O vice-presidente do Programa de Resíduos Sólidos do Consórcio PCJ e prefeito de Saltinho, Carlos Alberto Lisi, também esteve presente ao evento, como também o Presidente do Conselho Fiscal da entidade e vereador pelo município de Rio Claro, Julio Lopes, além de demais vereadores de Nova Odessa e das Bacias PCJ.

As apresentações do evento já estão no site no Consórcio PCJ, dentro do Canal Biblioteca Multimídia/Apresentações ou pelo link: https://agua.org.br/3o-seminario-residuos-solidos/

IMG_3847_webIMG_3860_webIMG_3928_web

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo