Rio Corumbataí: Garantia de Água para Piracicaba e região

O Consórcio PCJ, em complemento ao trabalho de informar os candidatos concorrentes às eleições 2014 sobre quais são as ações e investimentos necessários nas áreas de gerenciamento dos recursos hídricos, saneamento e meio ambiente, nas bacias hidrográficas dos Rios piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), distribuiu ao final da última semana carta aos Candidatos dos oito municípios pertencentes à Bacia do Rio Corumbataí, com enfoque específico para revitalização dessa Bacia Hidrográfica. Nessa Carta são contemplados projetos e ações extraídas de “Plano de Ações” Elaborado pelo Consórcio PCJ em 2012.

Cada uma das ações propostas foi cuidadosamente estudada e seguiram a linha das ações executadas pelo Consórcio PCJ e parceiros, principalmente a partir de 1999, quando as Prefeituras de Piracicaba (SP) e Santa Gertrudes (SP), lançaram o Programa denominado “Solidariedade Técnica e Financeira para a Revitalização da Bacia do Rio Corumbataí”, também conhecido como “Cobrança Voluntária da Água através de R$ 0,01/m3 de Água Faturada”.

O Programa “R$ 0,1/m3” permitiu de 1999 a 2005: o plantio de mais de 300 mil mudas de arvores nativas, para proteção das nascentes do Rio Corumbataí, afluentes e formadores; elaboração de projetos que desencadearam obras voltadas ao tratamento de 100% dos esgotos lançados na bacia; construção e implementação de viveiros de mudas de arvores nativas e ações afins.

Como grande novidade registra-se a implantação de um “Matrizeiro para Produção de Sementes Nativas de Espécies em Extinção”, junto a Estação de Tratamento de Água “Capim Fino” do SEMAE-Piracicaba, associado à aplicação de um eficiente Projeto de Sensibilização e Educação Ambiental, voltada ao “Gerenciamento dos Recursos Hídricos”, com abrangência aos 8 municípios da Bacia do Corumbataí. 

Vários outros Projetos como de Reciclagem, Clube da Pesca, Combate a perdas em sistemas públicos de distribuição, retirada de eucaliptos tombados na calha do rio, levantamento de todas as carências e intervenções nas margens do Corumbataí, entre outras.

A atenção do Consórcio PCJ, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (EEP/FUMEP), Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA-USP), entre outros parceiros volta-se para a existência de solo altamente arenoso em toda bacia hidrográfica do Corumbataí; degradação de matas em picos de morros e entorno das nascentes na região de Analândia (SP) e Corumbataí (SP), provocado por incêndios e outras ações, comprometendo a manutenção das nascentes e  do eco-sistema, como um todo.

Em 1991, ocorreu em Rio Claro (SP), o primeiro “Seminário Regional” com enfoque específico para recuperação da Bacia do Corumbataí, denominado “Planejando o Desenvolvimento Ambientalmente Sustentável da Bacia do Corumbataí”. O seminário foi organizado pelo Consórcio PCJ e pelo DAEE, contando com o apoio e participação dos oito municípios envolvidos.

Recentemente, em evento de “Capacitação do Projeto Semana da Água do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ”, ocorrido no viveiro Municipal de Produção de Mudas de Arvores Nativas e Urbanas, do Município de Piracicaba (SP), o Dr. Gabriel Ferrato, Prefeito do município, Presidente dos Comitês PCJ e membro da Diretoria do Consórcio PCJ, em sua palestra de abertura, proferiu abordagens importantes.

Informou que o Município de Piracicaba irá implantar o programa “Pagamento por Serviços Ambientais- PSA”, que estimula a participação do Produtor Rural, com gratificação financeira, para o plantio de arvores, construção de bacias de infiltrações de água, execução de curvas de nível e cercas para proteção das áreas das margens dos rios, entre outras. O modelo a ser utilizado será o da Prefeitura de Extremo (MG), já consagrado internacionalmente, inclusive recebendo premiação em Dubai. O livro “Conservador das Águas” que narra à experiência de Extrema pode ser conferido no site do Consórcio PCJ, no canal Publicações:

https://www.agua.org.br/conteudos/247/publicacoes.aspx

O Engenheiro Francisco Carlos Castro Lahóz, Secretário Executivo do Consórcio PCJ, que estava presente, no referido evento, elogiou a iniciativa de Piracicaba e informa que os interessados em obter Livro denominado “Conservador das Águas”, elaborado pela Prefeitura de Extrema, publicado, em 2010, por Deliberação dos Comitês PCJ, com recursos da “Cobrança pelo uso D’Água das Bacias PCJ”, deverá acessar o site: www.comitepcj.sp.gov.br ou o fone: 19 3437 2100.

A Bacia do Rio Corumbataí há muitos anos vem recebendo o incentivo e a organização da Comunidade local, para realização de ações ambientalmente indicadas, através do “Fórum de Defesa da Bacia do Rio Corumbataí”, coordenado pelo Vereador Longato, da Câmara Munmicipal de Piracicaba. O mencionado vereador também coordena o “Fórum em Defesa do Rio Piracicaba” e pertence à Diretoria do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ.

O Conselho Fiscal do Consórcio PCJ, entre outras, vem atuando firmemente na recuperação de Sub Bacias, que em muitas situações abastecem vários municípios. A do Rio Corumbataí, por exemplo, através de seus formadores e calha principal atende os municípios de Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes e poderá, se preservada, vir a abastecer outras cidades.

Espera-se que os Candidatos as Eleições 2014, que ao receberem a “Carta aos Candidatos”, que prevê, inclusive, criação e implantação de Eco-Turismo e Turismo Rural, ressaltem ou incluam em seus programas de trabalho, as ações recomendadas e contribuam no acesso a financiamentos para viabilização das obras e ações necessárias.

Que criem “Frentes Parlamentares em Defesas aos Rios Principais e “Sub bacias”, contribuam com as legislações que instituem e regulamentam o “Pagamento por Serviços Ambientais” entre outras voltadas a revitalização e conservação de bacias hidrográficas. 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo