Rio Claro atinge 55% de tratamento de efluentes com inauguração da ETE Conduta

 

06/06/2011

A prefeitura de Rio Claro ao lado do Departamento de Autônomo de Água e Esgoto (DAAE) em parceria com a Foz do Brasil inaugurou no último dia três de junho, a Estação de Tratamento de Esgoto no Jardim Conduta, elevando para 55% o índice de tratamento de esgotos do município.

A nova ETE irá tratar o efluente produzido por 60 mil habitantes de 40 bairros do município de Rio Claro. “Essa obra irá contribuir para a recuperação do ribeirão Rio Claro” comentou na inauguração, o prefeito Palmínio Altimari.

Estiveram presente ao evento, além do prefeito de Rio Claro, o Diretor Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, a Vice-prefeita, Olga Lopes Salomão, o Presidente da Câmara de vereadores, Valdir Natalino Andreeta, o Superintendente do DAAE, Geraldo Gonçalves Pereira, o Diretor da Foz do Brasil, unidade Rio Claro, Sandro Stroiek, além dos representantes do Consórcio PCJ, o Secretário Executivo da entidade, Dalto FAvero Brochi, e o Gerente Técnico, Alexandre Vilella.

Storiek afirmou que a estação é uma das mais modernas do interior paulista, destacando a parceria entre a concessionária e o município. “A parceria entre a Foz do Brasil e a prefeitura de Rio Claro é tão importante que dá à cidade destaque nacional. O índice de tratamento de esgoto do município supera várias capitais brasileiras como Porto Alegre, que trata 16% de seu efluente, Florianópolis, que trata 40% ou o Rio de Janeiro com 38%”, atentou o diretor da Foz.

O Diretor Presidente da ANA comentou os avanços do tratamento de efluentes nas bacias PCJ, dizendo que a região é uma referência nacional e internacional. Ele ainda destacou a atuação do Consórcio PCJ no aumento do tratamento de esgoto em toda a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. “Essa evolução não acontece por acaso ou é uma situação de que vai se somando a outra separadamente, Na verdade, isso tudo tem sua origem no esforço que foi feito a partir de 1989, com a criação do Consórcio PCJ, do qual esse fórum de discussão e articulação entre prefeitos, empresas e câmaras municipais, tem feito com que a política de melhorias constantes das águas nas nossas bacias seja cada vez mais realidade”, comentou Andreu.

O Prefeito Du Altimari lembrou as administrações do passado que ajudaram na melhora do índice de tratamento de esgoto no município e disse, também, que “a região é vista como produtora de água”.

O diretor da Foz do Brasil, Sandro Stroiek, disse que a ETE Conduta já está em operação desde dezembro com um índice de eficiência na faixa entre 95 e 97%. Ele revelou ainda os planos e projetos da empresa para esse ano na região. “Até o final do ano em Limeira concluiremos a construção do interceptor mercado e uma travessia do córrego Barroca Funda, elevando o tratamento do esgoto para 100% no município. Já em Santa Gertrudes, iniciamos o serviço em novembro do ano passado e estamos numa fase bastante avançada para concluir o tratamento de esgoto naquela cidade. Em Rio Claro, estamos esperando a aprovação de projetos junto à prefeitura para a construção do sistema de Jardim Novo, fazendo, assim, com que o município atinja 100% de tratamento de esgotos”, disse.

O Consórcio PCJ sempre articulou e auxiliou os municípios da região, por meio de seu Programa de Saneamento e Combate a Perdas Hídricas, a melhora nos índices de tratamento de esgotos nas bacias PCJ. Na época em que a entidade foi fundada, apenas 3% de todo efluente coletado era tratado, hoje, esse índice chega perto dos 50%.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo