Projeto “Espaços Eco Hídricos” do Consórcio PCJ é finalista no 3º Prêmio Startup Assemae

8 finalistas vão apresentar os projetos no 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae

O Projeto Espaços Eco Hídricos do Consórcio PCJ está entre os oito finalistas do 3° Prêmio Startup Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). A premiação acontece no dia nove de maio de 2019, durante o 49º Congresso Nacional de Saneamento da entidade, que acontecerá de 06 a 10 de maio, em Cuiabá (MT), no Centro de Eventos do Pantanal.

O 3° Prêmio Startup Assemae selecionou projetos ou planos de negócios direcionados ao desenvolvimento de novas tecnologias no setor de saneamento básico. O Espaço Eco Hídrico, projeto selecionado do Consórcio PCJ, tem como objetivo principal fomentar a preservação dos recursos hídricos e estimular ações de conservação, ecoturismo e turismo rural nas Bacias PCJ. Os outros sete concorrentes com o projeto do Consórcio PCJ são:

• Acqua Logic: software que engloba os principais processos para o controle de perdas em sistemas de abastecimento de água;

• Aliquam Engenharia e Saneamento: sistemas inteligentes de gestão de água;

• Engaia Compostagem: coleta, tratamento e valorização dos resíduos orgânicos por meio compostagem;

• HidroReader: hidrômetro com telemetria e inteligência de baixo custo;

• IOT em Saneamento: modernizar o processo de monitoramento das condições de operação de elevatórias de esgoto, estação de bombeamento e reservatórios com baixo custo;

• Nilton J B Del Zotto: Niltex – suporte descartável para sacos de lixo;

• Ronan Teodoro de Jesus: tampas para poços de visita capaz de monitorar em tempo real as condições de funcionamento da rede coletora de esgoto sanitário.

O Prêmio destina-se a empresas formalmente constituídas ou empreendedores na condição de pessoas físicas que ainda estão construindo seus negócios. A terceira edição traz a oportunidade de intercâmbio entre os municípios e provedores de inovação. Os projetos devem abordar ou ter impacto em temas do saneamento básico, abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana, eficiência energética, educação ambiental, redução de perdas de água ou gestão integrada de resíduos sólidos.

A primeira fase da premiação escolheu oito finalistas e teve como critério de seleção a viabilidade técnica. Os finalistas seguem agora para a fase de julgamento no 49º Congresso da Assemae. No dia 09 de maio, a comissão julgadora escolhe as três melhores propostas, levando em conta a defesa do projeto, o estágio de desenvolvimento e validação da ideia, o grau de atratividade e potencial de aplicação no mercado, o perfil empreendedor, e o impacto nos serviços de saneamento básico.

Sobre Espaços Eco Hídricos

Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos na gestão de recursos hídricos e na sensibilização da comunidade sobre a problemática da água. Foi assim que a entidade formatou o projeto dos Espaços Eco Hídricos como forma de ampliar o turismo preservacionista e criar uma nova identidade local. Três cidades já aderiram ao projeto e receberam a chancela do Consórcio PCJ: Extrema (MG), Indaiatuba e Piracicaba (SP).

O projeto busca incorporar e reafirmar valores de estruturas e potenciais que já existem em cada município, como: museus, parques, lagos, sítios arqueológicos, usinas hidrelétricas, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, projetos de educação ambiental com tradição e estrutura física, áreas de reflorestamento, rede hoteleira e gastronômica. A ideia é fazer com que estruturas já consolidadas dos municípios possam ser melhoradas e adequadas para receber turistas e especialistas em recursos hídricos nacionais e internacionais, fomentando o desenvolvimento econômico atrelado com a preservação ambiental. Mais informações podem ser obtidas no link: https://agua.org.br/espacos-eco-hidricos/

Sobre o 49º Congresso da ASSEMAE

O 49º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae ocorrerá de 06 a 10 de maio de 2019, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), marcando os 35 anos de criação da Assemae e os 300 da capital mato-grossense. O maior evento municipalista da área de saneamento pretende reunir mais de dois mil participantes, com a realização de mesas-redondas, painéis, minicursos, apresentações de trabalhos técnicos, exposições de tecnologias e feira de saneamento básico.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo