Espaços

Eco Hídricos

Desde a crise hídrica, o Consórcio PCJ vem sensibilizando os municípios sobre a importância de investimentos na gestão de recursos hídricos e na sensibilização da comunidade sobre a problemática da água. Diante disso, a entidade formatou o projeto dos “Espaços Eco Hídricos” como forma de ampliar o turismo preservacionista criando uma nova identidade local, comprometida com a conservação dos recursos naturais da região.

O PROJETO

OBJETIVO PRINCIPAL

O Espaço Eco Hídrico tem como objetivo principal fomentar a preservação dos recursos hídricos estimulando ações de conservação, de ecoturismo e turismo rural nas Bacias PCJ, valorizando a difusão da cultura regional, gastronomia, hotelaria, comércio e ações que direta ou indiretamente possam vir a contribuir com o fortalecimento da sustentabilidade.

FINALIDADE

O projeto busca incorporar e reafirmar valores de estruturas e potenciais já existentes no município, tais como: museus, parques, lagos, sítios arqueológicos, usinas hidrelétricas, Estações de Tratamento de Água e Esgoto, projetos de educação ambiental com tradição e estrutura física, áreas de reflorestamento, rede hoteleira e gastronômica, entre outros.

A ideia é fazer com que estruturas já consolidadas do Município possam receber turistas e especialistas em recursos hídricos, tanto nacionais como internacionais, através de roteiros diferenciados que trabalhem a questão “Água, Meio Ambiente e Saneamento” como foco principal.

ESTRUTURA

Os Espaços Eco Hídricos, deverão contar com uma infraestrutura adequada com banheiros, estacionamentos, pontos de informação, guias turísticos, placas e totens de indicação em todos os seus ambientes, bem como acessibilidade para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.

Os recursos destinados à manutenção do Espaço Eco Hídrico serão provenientes da Receita Orçamentária do próprio Município ou das empresas municipais parceiras* que poderão colaborar financeiramente na sustentabilidade desse projeto, voltado para a preservação de áreas municipais que promovam a preservação hídrica, ambiental e cultural do município.

PARCERIAS INSTITUCIONAIS

O Consórcio PCJ incentiva que o Município participante do projeto “Espaços Eco Hídricos” busque junto a seus parceiros institucionais e representantes municipais, uma ou mais empresas que adotem um ou mais Espaços Eco Hídricos, garantindo a sustentabilidade da iniciativa, com cobertura/parcerias nas ações de gestão do Consórcio PCJ, financiando despesas de melhorias, manutenção, entre outras ações a serem realizadas pelo Município, nos Espaços Eco Hídricos.

Com o objetivo de fomentar novas parcerias com Empresa Municipais que estiverem dispostas a patrocinar o Espaço Eco hídrico, teríamos a oferecer:

Elaboração de materiais didáticos/institucionais, brindes, camisetas e demais acessórios alusivos ao uso racional da água, com a Logomarca da empresa parceira.

Inserção do logotipo da empresa como patrocínio no site do Consórcio PCJ e em página específica para divulgação dos roteiros dos Espaços Eco Hídricos.

Inserção do logotipo da empresa como patrocínio nos materiais audiovisuais que poderão ser elaborados para divulgação do Espaço Eco Hídrico.

Inserção do logotipo da empresa parceira, como patrocínio, no local do Espaço Eco Hídrico, favorecendo sua visibilidade junto aos visitantes.

Inserção do logotipo da empresa parceira na edição especial do Informativo Água Viva do Consórcio PCJ.

AÇÕES PARA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

1 - Assinatura do Termo de Adesão;

2 - Identificar junto a Secretaria de Turismo e parceiros, quais serão os espaços municipais indicados como “Espaços Eco Hídricos”;

3 - Analisar as estratégias Municipais de aplicação do Projeto no Município;

4 - Elaborar roteiro de visitas técnicas e turísticas nos Espaços Eco Hídricos indicados (como chegar; horários de funcionamento; atrativos, valores; onde almoçar...);

5 - Indicar quais os melhores hotéis e restaurantes para recepção dos turistas interessados em visitar os Espaços Eco Hídricos (como chegar; horários; valores);

6 - Articular com as empresas municipais, possíveis patrocínios para garantir a sustentabilidade do projeto (apoio financeiro para manutenção e conservação dos Espaços);

7 - Estudar Agências de Turismo capacitadas para realizar a operação turística no município, comercializando os pacotes e roteiros elaborados;

8 - Elaborar e divulgar flyers e Guias Turísticos dos Espaços Eco Hídricos existentes nas Bacias PCJ, divulgando-os a todos os Associados, imprensa, escolas e faculdades da região, e demais entidades nacionais e internacionais interessadas no turismo ecológico e estudo do meio.

PÚBLICO ALVO

O público alvo para as visitas dos Espaços Eco Hídricos serão especialistas, técnicos, professores e alunos de escolas e faculdades públicas e privadas da região e Estado, interessados em pacotes de viagens que contenham roteiros diferenciados que trabalhem a questão “Água, Meio Ambiente e Saneamento” como foco principal.

Potencial do Turismo no Estado de São Paulo e das Bacias PCJ

Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, o Estado é um dos mais estratégicos do país para o desenvolvimento do turismo, seja pelas belas paisagens, diversidades culturais e recursos naturais, como também pela excelente infraestrutura de rodovias, aeroportos, hospitais, centros tecnológicos, rede hoteleira e gastronômica, entre outras, consideradas umas das melhores do país.

O Turismo no Estado de São Paulo é tão forte que movimenta até 56 setores da economia, gera cerca de 3 milhões de empregos e representa aproximadamente 10% do PIB do estado. Atualmente existe a previsão do crescimento destes números com a abertura de novos destinos e atrativos turísticos no Estado.

As Bacias PCJ, localizadas na porção leste do Estado de São Paulo, possuem uma das melhores infraestruturas do país, além de uma rica quantidade de belezas naturais que contemplam paisagens exuberantes, propícias para o desenvolvimento de ações turísticas  que garantam a preservação dos recursos hídricos e conscientização ambiental.

 

Dessa forma, o Consórcio PCJ, como Agência de Fomento, Planejamento e Sensibilização, passou a tratar o turismo como um vetor de desenvolvimento social e econômico, considerando-o como uma ferramenta valiosa no combate ao desemprego e um caminho viável para uma economia sustentável, formatando o Projeto dos Espaços Eco Hídricos.

Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
Av. São Jerônimo, 3100 - Americana, São Paulo, 13470-310 Brasil
19 3475-9400
PCJ
©Consórcio PCJ 2018 | Todos os direitos reservados
Criação
Manutenção Bk360 Agência Publicidade Propaganda Digital
1
×
Olá, podemos ajudar?