No dia 11 de abril, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, participou do Seminário de Planejamento e Cooperação na Metrópole do Rio, realizado pela Casa Fluminense, no Rio de Janeiro (RJ), que reuniu gestores públicos, técnicos e especialistas dos municípios da região metropolitana do Rio e convidados de outras regiões do Brasil com o intuito de fortalecer o ambiente de cooperação intermunicipal.
Os participantes tiveram acesso a alguns cases de sucesso para ajudá-los a buscar saídas para contornar a crise fiscal e ampliar o acesso dos cidadãos aos serviços municipais.
Palestrantes discutiram a sustentabilidade financeira dentro dos painéis: planejamento, plano de metas e indicadores; gestão fiscal; profissionais públicos; educação; saúde; segurança pública e cidadã; mobilidade sustentável e saneamento básico, tema da apresentação do técnico do Consórcio PCJ.
Saad fez uma contextualização histórica a respeito do Consórcio PCJ, depois fez uma distinção e explicação sobre a “família PCJ”, detalhando os diversos entes da gestão de recursos hídricos nas Bacias PCJ, como os Comitês PCJ, a Agência das Bacias PCJ e a ARES PCJ. Por fim, ele abordou a respeito do saneamento na região, além de apresentar a experiência de cooperação entre os municípios por meio do Consórcio PCJ para gestão das águas.
Além de José Cezar Saad, participaram do mesmo painel sobre saneamento, o embaixador do Instituto Trata Brasil, Raul Pinho, que apresentou as diretrizes da Lei Nacional de Saneamento Básico, além de mostrar os principais desafios da universalização do acesso à água tratada e coleta e tratamento de esgoto no Rio de Janeiro.
O evento ainda contou com mais um representante das Bacias PCJ, o secretário do verde do município associado de Campinas (SP), Rogério Menezes, que palestrou no painel “Planejamento, Plano de Metas e Indicadores”