Organização do 8º Fórum Mundial da Água quer ouvir você

‘Sua Voz’: segunda rodada de debates sobre temas do Fórum já começou. Participe!
Desde hoje (12), está ativa a segunda rodada de debates da plataforma ‘Sua Voz’, no site oficial do 8º Fórum Mundial da Água (www.worldwaterforum8.org), um espaço online de consulta aberta para que pessoas do mundo todo colaborem e influenciem nas discussões do Fórum. Durante oito semanas, mesmo aqueles que não são especialistas poderão sugerir temas para serem discutidos no maior encontro sobre água do planeta, além de compartilhar ideias, experiências e soluções para melhorar a gestão da água.

Para participar é simples, basta indicar os assuntos de preferência relacionados aos temas principais da plataforma: Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Urbano e Ecossistemas. O mesmo pode ser feito com os temas transversais, que estão conectados a todas as outras discussões: Financiamento, Compartilhamento e Capacidades.

Inserir a participação social na elaboração da estrutura temática do Fórum Mundial da Água é uma novidade da oitava edição, e que promete se repetir nos próximos encontros. “A iniciativa fornece subsídios fundamentais para estruturar as sessões que irão acontecer no evento. Além disso, acaba com a perspectiva de que as temáticas são decididas somente em âmbito institucional, sem a participação da sociedade”, ressaltou Bruno Pagnoccheschi, membro do Comitê de Direção Internacional (ISC, sigla em inglês) do 8º Fórum.

Ao todo, serão três rodadas de discussão. A terceira está prevista para iniciar em setembro. A primeira rodada, realizada entre 13 de fevereiro e 23 de abril, identificou dez problemas relacionados a cada um dos temas. A plataforma teve mais de 20 mil acessos, com destaque para visitantes do Brasil, dos Estados Unidos, da França, do México e da Índia. Nas salas de discussão, houve cerca de 550 sugestões de temas para o Fórum.

A plataforma ‘Sua Voz’ está disponível em português e inglês no site http://www.worldwaterforum8.org/your-voice e conta com ferramenta de tradução para mais de 90 idiomas. O objetivo é fazer do 8º Fórum Mundial da Água um evento democrático, em sintonia com o tema da edição, que é “Compartilhando Água”.

Dentro das salas temáticas

Na temática do clima serão abordadas segurança hídrica e mudanças climáticas. Quando o tema for pessoas, as discussões serão em torno de saneamento e saúde. A água no contexto do desenvolvimento sustentável estará em pauta na sala sobre desenvolvimento. No tema urbano, a gestão integrada da água e dos resíduos urbanos conduzirá os debates. Na sala sobre ecossistemas, os debates versarão sobre a qualidade da água e a subsistência e biodiversidade dos ecossistemas. Haverá ainda uma sala dedicada a discutir mecanismos de financiamento para o setor.

Cada sala temática terá até quatro moderadores, sendo ao menos um brasileiro. As discussões online serão coordenadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) em articulação com o secretariado e instâncias de organização do Fórum.

Esta segunda rodada será dividida em quatro fases. Cada grupo de questões ficará disponível por duas semanas na plataforma até 7 de agosto na seguinte ordem: Capacidades, Compartilhamento, Governança e Sustentabilidade.  As discussões na plataforma serão utilizadas como subsídios para a organização dos debates e definição das sessões temáticas.

Fórum Mundial da Água no Brasil, em 2018

O Fórum Mundial da Água é um espaço privilegiado para trocar experiências, analisar problemas e buscar soluções relacionadas ao uso consciente da água, em todo o planeta. O evento é um processo de três anos, em que mais de 40 mil pessoas (cidadãos comuns, especialistas, gestores públicos, legisladores e tomadores de decisões) participam de debates pela internet e de eventos preparatórios que ajudam a construir o evento. A participação é aberta a todos por meio da plataforma online: “Sua Voz”.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento mundial sobre água e busca promover a conscientização, construir compromissos políticos e para aprimorar a gestão e uso eficiente da água com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra. Pela primeira vez o Fórum vai ocorrer em um país do Hemisfério Sul. “Compartilhando Água” é o tema central desta edição, que reforça a importância da gestão responsável da água com a colaboração de todos.

O 8º Fórum Mundial é organizado pelo Conselho Mundial da Água (WWC), pelo Governo Federal (Ministério do Meio Ambiente e Agência Nacional das Águas – ANA) e pelo Governo do Distrito Federal (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal – Adasa).

O evento será realizado entre os dias 18 e 23 de março de 2018, em Brasília, e cidadãos de todo mundo já começaram as discussões. Seja você também parte da rede de pessoas envolvidas com o tema, participe dessa mudança.

Apoio Textos: Assessorias de Imprensa Organização do 8º Fórum Mundial da Água

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo