Precipitações mais intensas também aumentou as vazões dos rios das Bacias PCJ e estão com volume acima do esperado para o período.
O Consórcio PCJ encaminha abaixo o mais recente Boletim Hidrológico, produzido pela equipe técnica da entidade, com a compilação dos dados referentes ao mês de outubro e ensaios de comportamento hídrico futuro.
Segundo o documento, as chuvas no mês de novembro ocorreram 66% acima da média histórica, ou seja, com precipitações de 225,5 mm, enquanto a média para o período é de 135 mm. As precipitações refletiram nas vazões dos rios e mananciais da região, que estão 14% acima do esperado para o período.
O Sistema Cantareira encerrou o mês com 45,3% do volume útil armazenado, que o deixa ainda na faixa de operação em “Atenção”. Apesar das chuvas, a preservação de água do sistema segue com tendência de queda.
Mesmo com um cenário de aparente conforto, o Consórcio PCJ segue enfatizando a necessidade de monitoramento dos padrões climáticos e a disponibilidade de água, principalmente em regiões expostas a secas e a variações sazonais.
Mais detalhes podem ser conferido clicando no link destacado abaixo: