Nós somos água: roda de conversa entre ativistas e artistas destaca importância da valorização da Água

O Evento integrou a Semana da Água de Nova York e trouxe como pauta, o fato de que a água é cooperação para superar desafios.

Ontem (20), no terceiro dia da Semana da Água de Nova York, que está acontecendo em paralelo à Conferência da ONU sobre a Água, artistas e ativistas responderam à pergunta sobre os desafios que o tema enfrenta na atualidade. E a resposta foi unânime com relação à necessidade de mostrar às pessoas onde a água está, e como ela está necessitando de investimentos de preservação.

A equipe do Consórcio PCJ esteve presente ao evento “Conversa com artistas e ativistas – Rios, deltas e Estuários das Nações Unidas” (United Nations of Rivers, Deltas and Estuaries: Conversations with Activists and Artists), que detalhou ações que unem arte, ensino e Sensibilização.

Jurgen Bey, designer no Studio Makkink & Bey, atentou as pessoas para o fato de que os grandes desafios necessitam de soluções simples, e a educação é a mais importante delas.

A representante do Movimento Jovem do Clima, Aniek Moonen, destacou a importância de os jovens entenderem de onde vem a água e como se relacionar com ela, bem além do mero consumo. Ela apresentou o livro “Visão do Jovem sobre a Água”.

Com visão similar à da colega, o sr. Sukmt Jen abordou a necessidade da população ter conhecimento sobre a trajetória das águas, desde a nascente até a torneira, compreendendo quais são os impactos que ela sofre ao longo do caminho.

A sra. Betsy Damon, representante da Keepers of the Water, falou a respeito do saneamento em Nova York. “NY teria que produzir sua água e não depender de montanhas tão distantes daqui. Os prédios teriam que ser nossas montanhas”, disse. Damon ainda atentou sobre a possibilidade de gerar energia através da água nos encanamentos, sem a necessidade de construção de reservatórios.

Dentre diversas reflexões a respeito da importância da valorização da água, o evento trouxe como pauta, o fato de que a água é cooperação para superar desafios.

Semana da Água de Nova Iorque

Aproveitando o Dia Mundial da Água, que acontece no próximo dia 22 de março, a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, está recebendo desde ontem (20) a Semana da Água.

Na ocasião, palestras, rodas de conversas e discussões a respeito de ações e soluções para o melhor uso da água no mundo todo, fazem parte da programação que, além de proporcionar temas relevantes sobre os recursos hídricos, ainda cria impulso para a Conferência da ONU sobre a Água, que começa amanhã (22) e segue até o próximo dia 24 de março.

A equipe do Consórcio PCJ, em ocasião da Conferência da ONU sobre a Água, também está participando de alguns desses debates, como o evento  “Conversa com artistas e ativistas – Rios, deltas e Estuários das Nações Unidas”.

Para mais informações sobre a Semana da Água de Nova Iorque, acesse: https://nywaterweek.com/

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo