No segundo dia em Nova Iorque, equipe do Consórcio PCJ participa de evento da UNICAMP e de reunião com membros do Pacto Global da ONU

Além de participar do evento da UNICAMP, o Consórcio PCJ realizou seu primeiro side event da Conferência da ONU e ainda participou da gravação do documentário sobre a água, do Pacto Global.

Na última terça-feira (21), segundo dia da equipe do Consórcio PCJ em Nova Iorque, viagem feita em decorrência da participação na Conferência da ONU sobre a Água, que teve início ontem (22) e segue até dia 24 de março, os representantes da instituição participaram de mais um evento dentro da programação da Semana da Água de Nova Iorque, além de se reunirem com a equipe do Pacto Global da ONU.

Desde o último dia 20, quando a equipe do Consórcio PCJ desembarcou em NY, os representantes da entidade estão participando de eventos que fazem parte da programação  da Semana da Água, além de encontros e conversas com parceiros chave para discutir projetos e ações em prol da segurança hídrica das Bacias PCJ.

Água estamos esperando?

No dia 21 pela manhã, o Consórcio PCJ participou da Conferência “Água estamos esperando?”, evento em parceria com a UNICAMP que reuniu empresas e docentes da Universidade Estadual de Campinas e da TU Delf University, além de alunos, pesquisadores e empresas do setor de saneamento e recursos hídricos.

Na ocasião, além de discussões a respeito dos desafios e soluções para a água, também foram abordadas as temáticas envolvendo tratamento de efluentes no Brasil, e estudos relacionados à Kaumera, que é um dos polímeros extraídos no tratamento de esgoto, podendo ser utilizado em diversas situações, como por exemplo na fabricação de tijolos, e matéria prima para indústrias.

Durante a apresentação a respeito do tema, o gerente de sensibilização e comunicação do Consórcio PCJ, Murilo Sant’Anna, fez uma intervenção a respeito da viabilidade financeira deste produto e se a sua utilização é viável em pequenos municípios. “A resposta que tive para a questão da viabilização financeira da Kaumera foi que é possível que sejam separados determinados polímeros do tratamento de esgoto que são interessantes para a indústria, podendo se transformar em negócios lucrativos para os serviços de abastecimento”, conta.

Side event Consórcio PCJ

Após o evento da UNICAMP, o Consórcio PCJ realizou, na tarde do dia 21, o seu side event dentro da programação proposta pela Conferência da ONU sobre a Água. O primeiro de dois eventos que a entidade vai realizar ao longo da Conferência, tratou da sustentabilidade hídrica com a participação multisetorial, e contou com presenças internacionais.

O objetivo do evento, que foi online e gratuito, foi reforçar a discussão a respeito da articulação multissetorial em prol da sustentabilidade hídrica, promovida por empresas do sistema de gestão de recursos hídricos, por meio de experiências governamentais, de sempre privado e da sociedade civil.

Participaram do evento membros do Consórcio PCJ, além de representantes de municípios e empresas associadas à entidade. Na ocasião também estarão presentes o presidente do Consórcio PCJ, Mario Botion, além do secretário executivo da instituição, Francisco Lahóz.

Pacto Global da ONU

Para fechar o dia, o Consórcio PCJ esteve em reunião com a equipe do Pacto Global da ONU, na sede da instituição. Além de se reunir com os membros do Pacto, também foram realizadas gravações com o presidente da entidade, Mário Botion, para compor o documentário que está sendo elaborado pelo Pacto Global, a respeito da água.

Conferência da ONU sobre a Água

A Conferência da ONU sobre a Água tem como um dos objetivos conscientizar os participantes e todo o mundo, a respeito da crise global da água, através do fomento a discussões e proposta para mudar o cenário dos recursos hídricos. Além disso, as discussões também propõem a decisão de ações conjuntas para alcançar as metas internacionais sobre o assunto, incluindo os objetivos listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Alguns dos objetivos contidos nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) dependem da água e do saneamento (ODS 6) para se cumprirem, e por isso a necessidade de alcançar as metas relacionadas a esse recurso. Desta forma, a Conferência sobre a Água carrega uma importância fundamental para todo o mundo, não apenas por conta dos recursos hídricos, mas também por todas as outras áreas que dependem da água para se desenvolverem.

Além das discussões e debates propostos pela Conferência da ONU sobre as Águas, este ano o evento vai lançar a Agenda de Ação da Água, que diz respeito a compromissos voluntários de todos os níveis, como comunidades locais, governos e instituições que cuidam desses recursos. Essa agenda tem o propósito de auxiliar a mobilização de ações por parte de governos e setores da sociedade interessados em alcançar os objetivos referentes ao tema.

Acompanhe o evento em nosso site e nas redes sociais do Consórcio PCJ. Nossa equipe trará novidades e um resumo de todos os dias de evento.

Site: https://agua.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/consorciopcj/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/consorcio-pcj/
Facebook: https://www.facebook.com/ConsorcioPCJ
Conferência da ONU: https://sdgs.un.org/conferences/water2023
Semana da Água da NY: https://nywaterweek.com/

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo