Necessidade de investimentos em Saneamento é apontado em Webinar do Pacto Global

A iniciativa Pacto Global – Rede Brasil promoveu na última sexta-feira, dia 17, o webinar “Perspectivas de especialistas da área de recursos hídricos sobre os impactos do COVID-19 no Estado de São Paulo”, com as presenças do presidente da Sabesp, Benedito Braga, da responsável regional do Programa de Acesso a Água e gestora da equipe Cidades Sustentáveis da Fundação Avina, Telma Rocha, e do secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz. Durante a uma hora e meia de exposição, todos os três debatedores foram enfáticos numa conclusão: investir em água e saneamento é investir em saúde, principalmente em momentos de crises sanitárias.

Braga, que também já foi presidente do Conselho Mundial da Água (entidade máxima do tema no mundo), destacou as ações que a Sabesp está promovendo durante a epidemia de coronavírus, como a higienização das vias públicas com soluções de cloro, instalação de pias comunitárias com sabão líquido em locais públicos e carentes, intensificação do programa Água Legal, que regulariza as instalações clandestinas, e a isenção de pagamento por três meses dos usuários de tarifa social.

O presidente da Sabesp também comentou sobre o destaque que o saneamento ganha com crises epidêmicas como essa que estamos vivendo. “É um momento de muita reflexão, a minha expectativa é que os tomadores de decisão, a classe política, entendam que o saneamento é fundamental, não só por causa dessa crise, ele é uma ação essencial e espero que possamos aproveitar essa situação complexa e difícil para promover a melhoria das condições de saneamento no país”, disse Braga.

A gestora da Fundação Avina pontuou sobre o estado do cenário atual do acesso a água portável e esgoto tratado no Brasil e classificou que a universalização do saneamento é desafiadora no país, principalmente em momentos como esse de crise do coronavírus. Segundo Telma, algumas medidas são emergenciais como: a suspensão do corte no fornecimento de água, gratuidade de usuários tarifa social, busca por alternativas rápidas de garantir água segura, fomento a políticas públicas de apoio à gestão comunitária de água, além de ações de educação e sensibilização ambiental.

Ela ainda destacou que crises também trazem boas oportunidades. “Essa crise nos traz para uma nova cultura de eficiência, de planejamento e cuidado com a água. A segurança hídrica é essencial para o combate de pandemias. É um momento desafiador, mas acima de tudo um convite para trabalharmos de forma colaborativa”, atentou Telma.

O secretário executivo do Consórcio PCJ destacou que a área de gerenciamento de recursos hídricos nas Bacias PCJ busca estar preparada para crises de disponibilidade e qualidade de água há 30 anos, o que coloca a região um degrau acima no enfrentamento de crises sanitárias que sejam de veiculação hídrica ou que necessitem de saneamento para bloquear sua propagação.

Lahóz fez um breve histórico dos entes que compõe o sistema na bacia: Consórcio PCJ, Comitês PCJ, Agência PCJ e ARES-PCJ e atentou que o momento exige que os investimentos em água e saneamento não sejam interrompidos, mas sim ampliados. “Investir em recursos hídricos e saneamento é investir em saúde”, comentou.

Webinar do Consórcio PCJ

Na próxima quinta-feira, dia 23, às 14h30, é a vez do Consórcio PCJ promover seu primeiro webinar que tratará sobre “Saneamento no Enfrentamento de Epidemias”, e contará com as apresentações de Adriana Leles, assessora em Gestão de Sustentabilidade da Sanasa-Campinas, e Nelzair Araújo Vianna, coordenadora do Comitê de Saúde e Ambiente da Fiocruz – Bahia, a mediação ficará à cargo do coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Eq8xFwoocnJKYVz99

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo