Municípios começam a replicar as atividades do Projeto Semana da Água 2011

14/09/2011

Municípios da região, dando prosseguimento às atividades do Projeto Semana da Água, começaram a replicar as atividades com os alunos das escolas participantes. Nesta terça-feira, dia 13 de setembro, o município de Santa Bárbara d’Oeste deu inicio às suas atividades com a abertura da Semana da Água, no teatro Manoel Lyra, que contou com a presença do Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Dalto Favero Brochi e da Coordenadora de projetos, Andréa Borges.

O projeto em Santa Bárbara d’Oeste acontece durante quatro dias, de 13 a 16 deste mês. A ilustração principal do material de divulgação traz em sua capa desenho feito por crianças de Corumbataí, vencedoras de concurso realizado naquele município pelo Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ ).  A promoção é do DAE ( Departamento de Água e Esgoto ) e da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e terá como público básico crianças do quarto ano do ensino municipal e de integrantes de entidades civis.

A programação prevê para o dia 14, o desenvolvimento do tema “Conheça nossas nascentes e proteja a água”, com visita à nascente e plantio de mata ciliar, na região da ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto ) Barrocão, devendo ocorrer nos períodos matutino e vespertino com alunos do quarto ano. Outra frente, no mesmo dia e ainda com crianças do quarto ano, trabalham o tema “A história da nossa água e o seu caminho até as casas”,  nas dependências do Museu da Água.

Na quinta-feira, dia 15, prosseguem  as ações das 14 às 16 horas no Núcleo Ambiental do Caiubi, com a participação de entidades civis organizadas e plantio de mudas de árvores na margem esquerda do Córrego Alambari. A partir das 19 horas, haverá evento correlato no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, voltado a entidades civis, abordando a temática “Eventos Extremos”. O enceramento da Semana será a partir das 7h30 de sexta-feira, dia 16, no Parque dos Ipês, com atividades educativas.

Semana da água em Cosmópolis

Cosmópolis também aplicou de 29 de agosto a dois de setembro a Semana da Água no município. No total, cerca de 500 professores e 8700 alunos foram capacitados pelo projeto.O encerramento aconteceu no auditório 15 de outubro da EMEB Educador Paulo Freire e conta com a presença de alunos de todas as escolas, autoridades e empresários parceiros. A avaliação é feita por escrito na última reunião da comissão e também por todas as escolas envolvidas.

Na visão da Coordenadora de Projetos, Andreia Carvalho Guizo, “a principal meta para 2012 continua sendo o desafio de fazer uma semana diferente, com atividades práticas e com o maior número de pessoas envolvidas diretamente com o tema. O objetivo é a sensibilização para ações ambientais”.

O projeto Semana da Água é executado pelo Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ há 17 anos. Por ano são capacitados mais de 160 mil alunos da rede pública e particular dos municípios das Bacias PCJ. O slogan deste ano para a iniciativa foi definido em concurso realizado pelo Programa de Educação Ambiental com as escolas dos municípios participantes. 

A frase “Todos por um mundo melhor”  foi a vencedora, elaborada pelo aluno Rafael dos Santos Pereira e a ilustração de crianças de mãos dadas ao redor do planeta Terra foi idealizada pela aluna Samara de Oliveira Silva, ambos da EMEF Maria Lourdes Perín, de Corumbataí (SP).

Seu município já realizou atividades relacionadas ao Projeto Semana da Água? Envie fotos, depoimentos e demais informações para ambiental@agua.org.br. Participe você também!


  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo