Município de Indaiatuba foi selecionado a receber R$ 18 milhões do PRODES

A cidade de Indaiatuba (SP), por meio do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), foi selecionada pela Agência Nacional de Águas (ANA) a receber R$ 18 milhões do Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (PRODES).  O município foi o único classificado entre os 75 que formam as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. 

O recurso a fundo perdido (sem necessidade de reembolso) será investido na adequação e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Mário Araldo Candello, localizada no Distrito Industrial Vitória Rossi Martini. O contrato deverá ser assinado ainda este ano.

“As obras são necessárias para que Indaiatuba possa tratar 100% do esgoto gerado na cidade, com eficiência, e de acordo com o que determina a legislação ambiental” esclarece o superintendente do SAAE, engenheiro agrônomo Nilson Alcides Gaspar. 

O Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, manifestou satisfação com a boa pontuação obtida pelo SAAE (34,5), a quinta melhor, entre os 27 municípios selecionados. 

“Verbas federais e estaduais existem, mas é preciso projetos, competência e estar gabaritado para recebê-las. Esse é o caso do SAEE – Indaiatuba, quem tem conquistado milhões de reais para o saneamento básico, condição para que uma cidade se desenvolva com sustentabilidade”, avalia Reinaldo.

O Consórcio PCJ auxiliou o SAAE  com apoio técnico e institucional na obtenção dos recursos. Ao longo dos anos, a entidade tem assessorado diversos municípios consorciados na obtenção de recursos do PRODES e de outras importantes fontes Estaduais e Federais para o Saneamento, como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Obras

A adequação e ampliação da ETE Mário Araldo Candello será realizada pelo processo de Lodos Ativados por ar difuso, complementar ao processo de tratamento terciário com membranas, câmara de contato e desinfecção, compreendendo:

– Tratamento preliminar através de peneiras do tipo esteira, controladas por calha Parshall, e caixas de areia do tipo de tanques quadrados;

– Tratamento biológico aeróbio através de lodo ativado por aeração prolongada com nitrificação e desnitrificação simultânea, semelhante ao existente na ETE. O sistema existente será usado para atender um terço da carga afluente à ETE. Para os outros dois terços da carga seria implantado um novo sistema, utilizando como tanques de aeração as duas atuais lagoas de lodo existentes, e sem uso, e duas novas lagoas conforme necessidade. Os decantadores secundários do novo sistema serão implantados separados das lagoas de aeração. A recirculação de lodo e o descarte do excesso de lodo ativado serão feitos por recalque;

– Desinfecção por cloração com hipoclorito de sódio (tratamento terciário);

– Pós-aeração com uso de sistema de ar difuso a ser feita na câmara de contato da desinfecção;

– Adensamento do lodo do sistema existente e do novo sistema de lodo ativado através de sistema único, através de tambores rotativos;

– Desaguamento do lodo por centrífugas do tipo “decanter”.

Capacidade futura: vazão máxima 1.323 L/s

Tratamento da Carga futura: 454 mg DBO5/L

Horizonte de Projeto: 2035.

Sobre o PRODES

O PRODES visa a incentivar a implantação ou ampliação de estações de tratamento para reduzir os níveis de poluição em bacias hidrográficas. Também conhecido como “Programa de Compra de Esgoto Tratado”, o PRODES paga pelo esgoto efetivamente tratado – desde que cumpridas às condições previstas em contrato (metas de remoção de carga poluidora) – em vez de financiar obras ou equipamentos. A seleção dos empreendimentos corresponde a uma expectativa de contratação, já que ela é condicionada à disponibilidade financeira do Programa.

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo