Mais de 80 espécies de sementes de árvores nativas são disponibilizadas a viveiros municipais

O Consórcio PCJ, através de seu Programa de Proteção aos Mananciais, está distribuindo no mês de outubro mais de 300 Kg de sementes de 80 espécies nativas da região das bacias PCJ a viveiros municipais parceiros. A ação tem como objetivo a produção de mudas nativas para atendimento às demandas de projetos de reflorestamento ciliar e doações aos consorciados.


A ação visa o atendimento da Resolução SMA – 8, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que determina o plantio de 80 espécies nativas por projeto de recomposição florestal em áreas de preservação permanente. Para tanto, o Consórcio PCJ contratou uma empresa especializada em coleta e beneficiamento de sementes nativas que está fornecendo-a para a entidade distribuir, incluindo várias que estão ameaçadas de extinção.


No total, o Consórcio PCJ possui parceria com 10 viveiros municipais e todos receberão as sementes gratuitamente. Eles estão localizados nas cidades de Piracicaba, Analândia, Rio Claro, Iracemápolis, Limeira, Capivari, Sumaré, Vinhedo, Bragança Paulista, Camanducaia, Monte Mor e Monte Alegre do Sul.


Além da doação de insumos (saquinhos e sementes) a estes viveiros, a entidade realiza um intercâmbio de informações, sementes, plântulas, mudas, dentre outros, entre os viveiros, a fim de auxiliá-los na produção e distribuição de mudas, e recebe como contra partida as mudas prontas para serem distribuídas ao longo da bacia PCJ.


Para Guilherme Valarini, Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, “além do aumento do número de áreas de proteção aos mananciais reflorestadas, torna-se muito importante a qualidade física e genética da recuperação através da ampliação do número de espécies inseridas, buscando atingir ao máximo as condições em que as áreas se encontravam anteriormente ao desmatamento.”

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo