Limeira fecha 2022 com índice de perdas de água tratada em 19,9%

Mais de 5,6 bilhões de litros foram preservados desde o início da concessão dos serviços de saneamento, em 1995; volume seria suficiente para abastecer a cidade por três meses

O município de Limeira, membro do Consórcio PCJ, fechou 2022 com mais um resultado expressivo no combate às perdas de água tratada no município. Nos últimos 12 meses, o índice médio de perdas foi de 19,92%, muito inferior à média nacional, que chega a 40,3% segundo dados de 2022 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

A cidade, primeira no Brasil a conceder os serviços de saneamento à iniciativa privada, em 1995, tem esse indicador abaixo dos 20% desde 2002, sendo referência nacional no tema e listada em 4ª colocação no Ranking do Saneamento 2022 do Instituto Trata Brasil (no quesito perdas de água) e 6º na colocação geral, no estudo que avalia os indicadores de saneamento nas 100 maiores cidades brasileiras. A BRK é a empresa responsável pela gestão e prestação dos serviços no município.

Em mais de 27 anos de concessão, a quantidade de água preservada em Limeira chega a 5.607.00 metros cúbicos (m³) ou mais de 5,6 bilhões de litros, o equivalente a 2.240 piscinas olímpicas e suficiente para abastecer toda a cidade de mais de 300 mil habitantes por três meses.

“Continuamos evoluindo no que diz respeito ao combate às perdas de água tratada no município. É uma grande satisfação para a BRK ver que o planejamento e as ações têm resultado e mantém marcas tão expressivas. Nossa meta sempre será ter o mínimo de perda de recurso hídrico, porque isso reflete diretamente na preservação do meio ambiente e, claro, na qualidade de vida da população”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK.

O resultado se deve a um trabalho contínuo que a BRK desenvolve. Entre as ações está a pesquisa de vazamentos não visíveis nas redes e ramais de distribuição de água. Apenas no ano passado, essa ação, que é realizada com equipamentos de geofonamento e hasteamento, resultou em 384 ocorrências detectadas e reparadas, poupando boa parte dos 85.488 m³ economizados em 2022 no comparativo com 2021. Esse volume é suficiente para abastecer toda a cidade por um dia e meio.

Além da detecção e reparo dos vazamentos invisíveis, outras medidas adotadas foram: a substituição de redes antigas; implantação de novos Distritos de Medição e Controle (DMCs) e a expansão de áreas atendidas por válvulas reguladoras de pressão (VRPs); substituição de macromedidores , o monitoramento remoto das estações de bombeamento de água, além de ações comerciais como a substituição de hidrômetros e a fiscalização de fraudes.

Macromedidores e VRPs

Em 2022, como parte das ações de redução das perdas, a BRK substituiu mais de 9 quilômetros de redes e instalou três macromedidores nos bairros Jardim Colonial; Parque Hipólito e Residencial Colinas do Engenho. Esses equipamentos indicam o volume de água que entra em um determinado setor e, em uma comparação com o consumo medido pelos hidrômetros individuais, é possível mapear a ocorrência de vazamentos.

Além disso, cinco novas VRPs foram instaladas nos bairros Geada, Colina Verde, Parque Hipólito, Jardim Mediterrâneo e Portal de São Clemente.

Em Limeira, o abastecimento de água é setorizado no modelo DMC, pelo qual redes específicas são designadas para abastecer cada região da cidade. Isso permite melhor gestão e controle na distribuição do recurso. Atualmente são 74 setores no município, sendo que dois deles foram criados em 2022.

“O resultado que coloca Limeira como exemplo para todo o Brasil em combate às perdas de água é fruto de tempo dedicado ao planejamento e da adoção de medidas práticas eficazes, com investimentos na melhoria da estrutura física e conscientização. Esse é o caminho que continuaremos trilhando em busca de índices ainda melhores que as atuais”, completa Lima.

Fonte: ASSCOM BRK Ambiental
Cristian Barbosa – Comunicação Regional
(19) 99991-2467
cristianbarbosa@brkambiental.com.br

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo