Laço de paz para o mundo é acesso universal à Água

Consórcio PCJ comemora Dia Mundial da Água

Celebrado nesta sexta-feira, 22 de março, o Dia Mundial da Água traz como tema principal “Água para a Paz”. A escolha do tema levou em conta os impactos das mudanças climáticas e o aumento da população mundial que têm intensificado a demanda pela água, que como sabemos, é um recurso natural limitado por sua distribuição e qualidade.

Neste dia 22 salientamos que o acesso à água traz laço de paz para o mundo, por isso nossa missão, há 35 anos, é integrar todos os setores da sociedade em prol da gestão eficiente da água, do saneamento e do meio ambiente.

Atento ao tema, o Consórcio PCJ antecipou a discussão sobre os eventos extremos há quatro anos, quando lançamos o “Guia de Informações sobre Recursos Hídricos, Saneamento e Meio Ambiente” com o objetivo de capacitar gestores públicos e comunidade em geral sobre o tema.

A distribuição desigual do acesso a fontes seguras de água, os conflitos mundiais que abalam a infraestrutura do saneamento, e a inexistência de redes de distribuição de água e coleta de esgoto em áreas mais vulneráveis e/ou com situação social mais crítica, influenciaram a escolha do tema do Projeto Gota d’Água deste ano: “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica”. Nós estamos sempre atentos às demandas atuais para que possamos trazer discussão e reflexão à sociedade, buscando uma mudança cultural.

Investir em água é investir na qualidade de vida que queremos para o nosso país e para o mundo.Continuaremos sensibilizando a comunidade sobre esse assunto, ao lado dos nossos municípios e empresas associados,que também estão engajados num futuro mais sustentável e com a água devidamente valorizada.

“Juntos podemos fazer a diferença. Cada gota conta, cada ação conta. Vamos unir nossas mãos e nossos corações em prol da água, garantindo seu acesso justo para todos e cultivando um futuro em que os rios continuem a fluir livremente e os mares permaneçam límpidos”, completa o Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Kit de atividades – Especial Dia Mundial da Água

O Consórcio PCJ traduziu o kit de atividades da Organização das Nações Unidas (ONU), feito especificadamente para celebrar o Dia Mundial da Água. As atividades sugeridas podem ser facilmente adaptadas por organizações e indivíduos para superar os desafios de água e saneamento do século 21.

Clique aqui para baixar o kit de atividades.

E Feliz Dia Mundial da Água!

Sobre o Dia Mundial da Água

A data criada pela ONU, em 1993, foi instituída pela Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, por meio da Resolução A/RES/64/292, pela qual ficou pactuado que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos. O objetivo do Dia Mundial da Água é promover conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a sua poluição e contaminação.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo