Eventos extremos nas bacias PCJ começa a ser debatido com lançamento da Semana da Água 2011

 

17/05/2011

Tema será aplicado nos treinamentos com os alunos participantes do projeto em toda a região

O Consórcio PCJ inicia oficialmente no próximo dia 19 de maio sua temporada de Sensibilização e Educação Ambiental 2011, no auditório D. Gilberto da PUC –Campinas,  em que os mais de 120 mil alunos capacitados anualmente pela iniciativa terão, nessa edição, acesso a noções  sobre como agir em situações de eventos extremos. Os “valores humanos” será o tema, também, a ser trabalhado este ano.

As bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí sempre foram habituadas a situações de escassez de água em períodos de estiagem, porém, os últimos verões têm apresentado chuvas severas, causando diversos problemas de enchentes e desmoronamentos de encostas em vários municípios da região.

De acordo com estudos climáticos o aquecimento global tem ocasionado aumento das precipitações em todo o mundo. A Austrália, por exemplo, em janeiro desse ano, enfrentou uma de suas piores enchentes. No Brasil, Santa Catarina foi assolada por desmoronamentos e fortes chuvas em 2009 e, em 2010, o nordeste brasileiro enfrentou graves enchentes em diversos estados.

Nas bacias PCJ, durante o verão de 2009/2010 e de 2010/2011, as fortes chuvas permitiram ao sistema Cantareira atingir 100% de sua capacidade obrigando a abertura de suas comportas com aumento significativo de suas vazões dos rios a jusante, que já estavam com alguns pontos de transbordamento, deixando milhares de pessoas desabrigadas nas cidades ao longo dos rios Atibaia e Jaguari.

Além disso, diversos rios e córregos que formam as bacias PCJ e cruzam as cidades transbordaram causando enchentes e desalojando moradores de suas casas, em sua maioria situadas em áreas de risco ou às margens de rios. 

O objetivo do Consórcio PCJ em inserir esse tema na Semana da Água 2011 é capacitar alunos da rede pública e privada dos municípios da bacia com foco no comportamento a se tomar em situações de eventos extremos, como enchentes, deslizamentos de terras e grandes períodos de estiagem. “Tanto adultos como crianças não sabem que atitude tomar quando se veem numa situação dessas em que o único pensamento é o de sobrevivência”, comenta o Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz..

A região enfrenta hoje um novo dilema: a ocorrência de eventos extremos – na estiagem escassez severa e no verão chuvas em demasiado – tem ocasionado a necessidade de um novo debate sobre o sistema de gestão nas bacias PCJ, sobretudo no que tange o Sistema Cantareira e o seu reservatório de espera, ou seja, em que nível os reservatórios devem estar no período de estiagem que não acarrete problemas de disponibilidade hídrica para a época e nem extravasamentos das represas no período chuvoso.

A mesa de discussões, que abordará eventos extremos e a questão de valores humanos, será formada pelo Presidente da Casa Dia, Eyn Ribeiro, o representante da Defesa Civil de Campinas, Sidney Furtado, o Diretor da Faculdade de Engenharia Ambiental da PUC-Campinas, Antonio Carlos Demamboro e o Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz.

Entre os projetos deste Programa do Consórcio, destaca-se a Semana da Água, já com 17 anos de aplicação, tendo capacitado mais de 2 milhões de educadores e alunos de forma direta e mais de quatro milhões de forma indireta sobre uso racional de água e a disponibilidade hídrica na nossa região.

Neste ano, além de abordar noções sobre eventos extremos, o projeto realizou entre os meses de fevereiro e março concurso com o tema “Afinal que educação ambiental nós queremos?” para a escolha do slogan e símbolo da Semana da Água 2011. A frase ganhadora foi “Todos por Um Mundo Melhor”, de autoria do aluno Rafael dos Santos Pereira, da EMEF Profª Maria de Lourdes Pedroso Perin, de Corumbataí. Já o logo selecionado, foi feito pela aluna Samara de Oliveira Silva, da mesma escola e cidade.

Pretende-se o envolvimento das Universidades e de todos os formadores de opiniões públicas nas bacias PCJ.

Serviço

Evento: Lançamento do Projeto Semana da Água 2011 – Todos por um Mundo Melhor
Data: 19/05/2011
Horário: A partir das 9h
Local: Auditório D. Gilberto da PUC-Campinas, Rodovia D. Pedro I, km 136, Parque das Universidades – Campinas – SP, CEP: 13086-900

  Tema será aplicado nos treinamentos com os alunos participantes do projeto em toda a região

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo