Segundo evento do Consórcio PCJ na Conferência da ONU sobre a Água discute a participação social na gestão das águas

O evento é online e gratuito, e tem como objetivo discutir o papel da sociedade civil, setores público e privado em atingir as metas da Agenda 2030

Acontece hoje (23) às 09h30 no horário de Brasília, o segundo side event do Consórcio PCJ dentro da Conferência da ONU sobre a Água, que está acontecendo esta semana em Nova Iorque. O evento online organizado pelo Consórcio é intitulado “A Cooperação e a participação social na gestão das águas” e vai abordar questões relacionadas ao papel da sociedade e dos setores público e privado no cumprimento das metas da Agenda 2030, que diz respeito ao plano global que reúne objetivos de desenvolvimento sustentável para serem atingidos até o ano de 2030.

O objetivo do evento é trazer para discussão, a necessidade do envolvimento tanto da sociedade civil, quanto de empresas e do próprio setor público, nas ações de sustentabilidade, sobretudo no que diz respeito ao acesso à água de qualidade e em quantidade adequada para todas as classes sociais.

O evento vai contar com 3 painéis, sendo o primeiro deles “Os Desafios para a Gestão das Águas Brasileiras” com a participação de representantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Agência Nacional das Águas, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.

O segundo painel é intitulado “O Papel da Sociedade Civil para o Acesso Universal à Água” e terá moderação de Fatima Casarin, da ONG Nosso Vale Nossa Vida , além da participação de representantes da SOS Mata Atlântica, e Neusa Martine Kunhã Takuá, articuladora indígena do Estado do Rio de Janeiro.

O último painel é o “A força da Rede de Organizações de Bacia para a cooperação na gestão da água” e terá a presença de representantes da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB) e da Rede América Latina de Organização de Bacias.

Participarão do evento também, membros do Consórcio PCJ, além do presidente da entidade, Mario Botion, e o secretário executivo da instituição, Francisco Lahóz. O evento terá tradução simultânea e para participar basta se inscrever gratuitamente no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKjNVc0sWC4hjK8ptY_Pf3HCpSogvT0Q8lF5ZE6jklcH-dag/viewform

Conferência da ONU sobre a Água

A Conferência da ONU sobre a Água tem como um dos objetivos conscientizar os participantes e todo o mundo, a respeito da crise global da água, através do fomento a discussões e proposta para mudar o cenário dos recursos hídricos. Além disso, as discussões também propõem a decisão de ações conjuntas para alcançar as metas internacionais sobre o assunto, incluindo os objetivos listados na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Alguns dos objetivos contidos nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) dependem da água e do saneamento (ODS 6) para se cumprirem, e por isso a necessidade de alcançar as metas relacionadas a esse recurso. Desta forma, a Conferência sobre a Água carrega uma importância fundamental para todo o mundo, não apenas por conta dos recursos hídricos, mas também por todas as outras áreas que dependem da água para se desenvolverem.

Além das discussões e debates propostos pela Conferência da ONU sobre as Águas, este ano o evento vai lançar a Agenda de Ação da Água, que diz respeito a compromissos voluntários de todos os níveis, como comunidades locais, governos e instituições que cuidam desses recursos. Essa agenda tem o propósito de auxiliar a mobilização de ações por parte de governos e setores da sociedade interessados em alcançar os objetivos referentes ao tema.

Acompanhe o evento em nosso site e nas redes sociais do Consórcio PCJ. Nossa equipe trará novidades e um resumo de todos os dias de evento.

Site: https://agua.org.br/
Instagram: https://www.instagram.com/consorciopcj/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/consorcio-pcj/
Facebook: https://www.facebook.com/ConsorcioPCJ

Mais informações sobre a Conferência: https://sdgs.un.org/conferences/water2023

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo