Empresas e Municípios associados ao Consórcio PCJ realizam ações em prol da Semana da Água

Criado em 1992 durante a Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Dia Mundial da Água, celebrado anualmente em 22 de março, é uma oportunidade para trazer discussões e projetos que dizem respeito ao uso sustentável dos recursos hídricos, de forma a fomentar ações de preservação.

Em razão desta data, a Semana da Água acompanha o dia 22 de março e é uma oportunidade de estender as discussões e debates acerca dos recursos hídricos para uma semana inteira. O Consórcio PCJ todos os anos incentiva as empresas e municípios associados à entidade a realizarem ações voltadas à educação ambiental, além de projetos que incentivem a preservação da natureza e, sobretudo, da água.

Tanto prefeituras, como escolas e empresas, levaram ao longo desta semana aos cidadãos, alunos e colaboradores, palestras, encontros, atividades e propostas de incentivo ao cuidado com a água e à natureza.

Município de Americana

A programação da Semana da Água de Americana aconteceu entre os dias 18 e 25 de março, e contou com diversas ações para a população. Essas ações tiveram como tema “Meio Ambiente equilibrado e Água: direito de todos! Preservar é nosso dever”.

Foram realizadas durante a última semana, atividade do grupo Abadá Capoeira em prol da água e com entrega de materiais educativos sobre o tema; distribuição de mudas e sementes (para quem se cadastrou para receber); atividade “Navegando pelas águas do conhecimento”, feita com idosos de cinco diferentes instituições, abertura da Sala +Verde “Sementes de Vida” com biblioteca e entrega de horta e jardim da Casa da Agricultura; ações de sensibilização com entrega de materiais educativos e exposição de maquete, além de uma roda de conversa em libras com os alunos da APAE sobre o tema da água.

Além dessas ações realizadas ao longo da semana, no dia 22 de março, em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, aconteceu na UNISAL de Americana, uma Cerimônia especial com o lançamento do concurso “Meio Ambiente equilibrado e Água: direito de todos! Preservar é nosso dever”. Na ocasião ainda aconteceram palestras sobre o tema.

DAE Jundiaí

A DAE Jundiaí, associado ao Consórcio PCJ, também aderiu à Semana da Água, realizando visitas técnico-pedagógicas com alunos dos quintos anos, de escolas de Jundiaí e Hortolândia.

Nas visitas, os alunos foram até as estações de tratamento da DAE, através do “Caminho das Águas”. Durante as visitas, as crianças puderam entender como é o processo de tratamento de água, passando por cada etapa desse processo. Além disso, os alunos também aprendem a respeito de saneamento básico, uso e conservação da água, e outros assuntos relacionados à água, por meio de conversas educativas com os técnicos.

Também em comemoração à Semana da Água, a DAE Jundiaí ainda realizou a entrega de toalhas de bandeja com informações sobre a água, para que os alunos pudessem ter contato com essas informações também na hora da merenda.

Município de Limeira

Também associada ao Consórcio PCJ, a cidade de Limeira realizou, no dia 21 de março, uma palestra relacionada ao Dia Mundial da Água, com o tema “Água, essencial à vida de todos!”. O evento teve como público os servidores da prefeitura.

A palestra foi realizada em parceria com o Consórcio PCJ e ministrada pelo gestor ambiental Jerry Willians de Morais, pós graduado em Gerenciamento Ambiental pela ESALQ – USP e Diretor da JW Ambiental. Após o evento, os servidores que participaram receberam certificados.

Município de Piracaia

Em Piracaia, alunos da escola PEI João de Moraes Goes aproveitaram o tema proposto pela ONU “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, que tem como símbolo o beija-flor, e desenharam um painel em homenagem à data.

No desenho, além de um beija-flor com gotas de água na boca (representando a fábula na qual em meio a um incêndio de grandes proporções, o pássaro faz a sua parte, de gota em gota, para ajudar a apagar o fogo), os alunos ainda escreveram a frase “hoje eu vou fazer algo, mesmo que pequeno”.

A lousa desenhada pelos alunos foi fotografada por uma das professoras da escola e enviada para nós, do Consórcio!

Município de Piracicaba

Em Piracicaba foram realizadas várias atividades em prol do dia da água. Em parceria com instituições locais e regionais, inclusive com o Consórcio PCJ, a programação seguiu o tema escolhido pela ONU este ano: “Acelerando mudanças: seja a mudança que você deseja ver no mundo”. Foram diversas atividades que ocorreram ao longo de todo mês de março.

A abertura dos eventos aconteceu no dia 03 de março, no Museu da Água, e contou com a mesa redonda “Ações Locais e regionais para a gestão das águas”. Na ocasião, a gerente técnica do Consórcio PCJ, Andrea Borges, palestrou representando a entidade, ao lado de outros representantes de instituições relacionadas aos recursos hídricos.

Os eventos se seguiram ao longo do mês, com um concurso de fotos e relato “Águas de Piracicaba – quais rios habitam nossa cidade?”, que ocorreu nas redes sociais da prefeitura de Piracicaba, além do lançamento da cartilha “Áreas de preservação permanente e matas ciliares” da Campanha EducaPira: comunicando a educação ambiental.

A abertura do Projeto Gota D’Água, do Consórcio PCJ, também aconteceu em Piracicaba e integrou a programação do “mês da água”. A programação ainda envolveu as seguintes atividades: Trilha das Águas, no Horto de Tupi; exposição “Rio, navegante de memórias”; formação de professores da rede municipal com visitas monitordas ao Museu da Água e apresentação do game educativo “A pegada doméstica e o uso racional da água”; visitas monitoradas no Museu da água e exposição da maquete “Impacto do uso do solo na água” do Consórcio PCJ; sessão de cinema gratuita com filme relacionado à água; visitas monitoradas no museu “Luiz de Queiroz” com atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza”; e a “Campanha Rio Vivo: Acelerando mudanças no Rio Piracicaba”, no Largo dos Pescadores.

A Campanha Rio Vivo contou com uma série de atividades educativas, dentre elas, o 26º Arrastão Ecológico, que consistiu no plantio de mudas nativas. Além disso, houve a exposição da maquete “Impacto do uso do solo na água” do Consórcio PCJ; a vivência com o Game PCJ Virtual da Agência das Bacias PCJ; vivência com o Programa Água Amiga do SEMAE e uma apresentação sobre a APA Tanquã, feita pela Fundação Florestal.

Município de Rio Claro

As atividades propostas para a Semana da Água em Rio Claro buscaram sensibilizar as pessoas sobre a importância da água e suas múltiplas utilidades ao longo da história. Com o tema “Onde eu uso água, é farta ou falta?”, o objetivo foi fazer com que as pessoas refletissem sobre suas ações, e como elas podem contribuir positiva ou negativamente para a preservação da água.

Durante os dias 20 e 21 de março, foi lançada a campanha “Bueiro limpo, rios saudáveis!” em torno do Lago Azul. Agentes ambientais, convidados e interessados pintaram as bocas de lobo, conscientizando sobre a importância da limpeza dos bueiros para a saúde dos rios.

Também foram realizadas atividades de plantio de mudas de árvores em uma área do Parque Municipal Lago Azul, buscando aumentar a quantidade de árvores e, consequentemente, de água.

No dia 22, dia em que comemoramos o Dia Mundial da Água, Rio Claro contou com diversas atividades, como a ação simbólica “Abraçar o Lago”, que teve o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do Lago Azul e suas várias utilidades. A BRK Ambiental, empresa associada ao Consórcio PCJ, apresentou o “Museu dos Encanadores”, com óculos de realidade virtual, e que mostrou o funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do município, buscando sensibilizar os alunos de escolas da região.

Também foram realizadas outras atividades práticas, além de palestras e eventos com escolas, crianças e público em geral.

Município de Santo Antônio de Posse

Em Santo Antônio de Posse a atividade escolhida para comemorar a semana e o dia da água foi a Visita Técnica e Pedagógica na Estação de Tratamento de Água da cidade, a ETA. A visita foi aberta ao público, e participaram crianças com mais e menos de 18 anos (as menores, acompanhadas pelos responsáveis), além de escolas do município.

Além de aprender sobre cada uma das etapas do tratamento da água, o evento também contou com brinquedos infláveis, entrega de brindes e um plantão de dúvidas sobre a Tarifa Social, além de dúvidas sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saneamento da cidade.

Unilever, Klabin e município de Camanducaia/MG

Além das atividades realizadas pelos próprios associados, as empresas Unilever e Klabin, bem como município de Camanducaia, receberam apresentação sobre o que são bacias hidrográficas e qual é a importância da preservação das nascentes e florestas, e o que podemos fazer para contribuir com a gestão da água.

Após a apresentação, foi exibida uma maquete feita pelo Consórcio PCJ, que ilustra de forma prática a importância do uso e conservação do solo. Na maquete foi possível ver uma área preservada, com floresta e nascentes protegidas, e outra área degradada, sem floresta e, consequentemente, com nascentes secas. Isso mostrou a importância das árvores para a infiltração da água no solo, abastecimento dos lençóis subterrâneos e prevenção de enchentes.

A apresentação foi muito importante para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de preservar os recursos hídricos e manter a saúde das bacias hidrográficas.

Todas essas atividades realizadas por cada um dos municípios e empresas em prol da água são fundamentais para conscientizar a população sobre o papel de cada um na preservação do meio ambiente e no uso sustentável dos recursos hídricos!

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

5 de dezembro de 2024

É com profundo pesar que o Consórcio PCJ recebe a notícia do falecimento do Eng. Paulo Renato Paim, na manhã de 5 de dezembro de…

Pular para o conteúdo