No Dia Mundial da Água somos convidados a reforçar nossos compromissos com a sustentabilidade hídrica

O Consórcio PCJ atua na educação ambiental, estimulando as pessoas a fazerem a diferença pela água, além de ter um papel importante na gestão dos recursos hídricos na região das Bacias PCJ.


Comemoramos hoje, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água, data que nos convida a refletir a respeito das nossas ações individuais e conjuntas com relação ao uso sustentável dos recursos hídricos. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu em março deste mesmo ano, no Rio de Janeiro, Brasil.

Desde então, todos os anos a ONU propõe um tema para discussões em torno da problemática da água. Para 2023, o tema escolhido foi “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” e tem como objetivo fazer com que as pessoas pensem em atitudes individuais e simples, que podem colaborar com o cuidado e melhor uso da água.

O Consórcio PCJ tem como um de seus objetivos a recuperação e a gestão dos recursos hídricos por meio da integração regional e tendo como base do trabalho, a sensibilização e educação ambiental em todos os setores da sociedade. Além disso, a missão da entidade é promover e incentivar ações de preservação dos recursos hídricos na região das Bacias PCJ, servindo de exemplo para todas as outras regiões do país e do mundo. Com isso, todos os anos a instituição adere aos temas propostos pela ONU para o Dia Mundial da Água, trazendo as discussões para dentro da região, incentivando seus associados a também discutirem o assunto.

A água no Brasil e nas Bacias PCJ

De acordo com dados divulgados no site do Governo do Brasil, a estimativa é de que quase 98% da água que existe no mundo todo é salgada e não está adequada ao consumo humano, e nem à irrigação das plantações. Isso significa que os 2,5% de água doce precisam de atenção e preservação, afinal, é a quantidade de água que o ser humano tem disponível para sobrevivência.

Ainda de acordo com os dados encontrados no portal do governo, da quantidade de água doce, 69% está concentrada nas geleiras, o que torna o acesso mais difícil; 30% são águas subterrâneas, armazenadas nos aquíferos, e apenas 1% estão nos rios. Esses dados nos mostram que os recursos hídricos são escassos e que ações de incentivo à economia e gestão eficaz, são necessárias.

Nas Bacias PCJ, de acordo com dados do Banco de dados da Cobrança Paulista PCJ, são utilizados cerca de 20 mil litros de água por segundo para abastecimento público na região, considerando as fontes de águas superficiais e subterrâneas. Já para o setor industrial, o consumo é de cerca de 9 mil litros por segundo; no campo, o uso de água no setor rural é de cerca de 7 mil litros por segundo. Todos esses números representam uma quantidade expressiva e que precisa ser considerada pelos moradores da região, que necessitam de empresas e entidades engajadas em promover ações e projetos de recuperação e gestão da água, como o Consórcio PCJ.

Consórcio PCJ e a gestão da água

Como mencionado no início deste texto, a missão do Consórcio PCJ é promover e incentivar ações de preservação dos recursos hídricos na região das Bacias PCJ, servindo de exemplo para todas as outras regiões do país e do mundo. Com isso é fundamental que neste dia da água, a entidade reforce seus compromissos com a água, refletindo a respeito dos dados apresentados e das consequências que o uso inconsciente dos recursos hídricos pode causar.

Em 2016, o Consórcio PCJ apresentou as 22 Metas para a Sustentabilidade Hídrica Futura Frente aos Desafios Climáticos, e desde então temos realizado ações em prol do cumprimento delas. Entre essas ações, estão: a recuperação e a preservação das matas ciliares, diminuição das perdas hídricas nos serviços de abastecimento, ampliação do monitoramento dos rios, intensificação de campanhas de educação e sensibilização ambiental, fortalecimento e ampliação de redes regionais com a participação da sociedade civil, entre diversas outras ações que podem ser encontradas no nosso site (www.agua.org.br).

Aproveitamos este 22 de março para reforçar a necessidade de cada um fazer a sua parte para garantir que nossos recursos hídricos estejam sempre disponíveis para nós, e que possamos ter segurança hídrica para todos.

O Consórcio PCJ está, e se mantém engajado nessa causa.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo