Consórcio PCJ participa da II Feira da Sustentabilidade em Piracicaba

Com o objetivo de contribuir para a construção de novos panoramas em direção a uma sociedade mais sustentável, aconteceu entre os dias 14 e 16 de abri, a II Feira da Sustentabilidade, no espaço Casa do Marquês, em Piracicaba (SP).  Entre palestras, minicursos, exposições e soluções ambientais, o Consórcio PCJ se destacou com seu estande, que entre outros assuntos, evidenciou a importância da recuperação florestal na garantia da sustentabilidade hídrica de nossa região.
Por meio de uma maquete dinâmica foi possível observar como a água da chuva se comporta em diversos cenários. Quando uma área possui vegetação, 90% da água da chuva infiltra no solo e vai para o lençol freático, alimentando as nascentes; numa zona rural, que não possui vegetação, 50% da água é infiltrada, sendo que o restante desce para os rios causando erosões e assoreamento. Já nas cidades, apenas 10% da água ultrapassa a barreira do solo, o que acaba ocasionando enchentes e inundações.

Durante os três dias de evento, o Consórcio PCJ contou com a participação de integrantes da equipe técnica, que auxiliaram os visitantes a compreender melhor a atuação da entidade em prol da gestão dos recursos hídricos. Além disso, o estande destacou todas as ações realizadas pelos programas do Consórcio PCJ e seus resultados nesses 27 anos de existência da entidade.

Para a gerente técnica Andréa Borges, a participação na II Feira da Sustentabilidade foi de extrema relevância, uma vez que “proporcionou um maior contato com a comunidade, e permitiu a troca de experiências com diversos profissionais da área, informações estas que serão multiplicadas aos visitantes da Casa Modelo do Consórcio PCJ, em Americana/SP”.

Sobre a II Feira de Sustentabilidade

A I Feira da Sustentabilidade foi realizada pelo Instituto Casa da Floresta em 2009 e apresentou iniciativas, produtos e ideias que tinham a sustentabilidade como foco. Já a II Feira da Sustentabilidade contou com o apoio de diversas instituições de ensino, pesquisa e organizações civis, como o Consórcio PCJ, o que permitiu a reflexão e troca de experiências sobre ações, ideias e práticas sustentáveis no âmbito da gestão municipal e empresarial, do desenvolvimento comunitário e da construção civil.

 

IMG-20160414-WA0001WP_20160415_005

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo