Consórcio PCJ e representantes de serviços de saneamento da região se encontram para proposta de índice regional de perdas hídricas

 

O Consórcio PCJ reuniu no último dia 15, na sede da entidade, em Americana, os representantes de serviços públicos e privados de saneamento das bacias PCJ para discutir a implantação de um índice regional de perdas hídricas, estabelecer métodos e criar parâmetros para redução das perdas. Estiveram presentes representantes da Sabesp, Foz do Brasil, Sanasa e DAE Jundiaí, Coden de Nova Odessa, Semae, Saae Indaiatuba, DAEV Valinhos.

O encontro, que teve a participação do consultor do Consórcio PCJ, engenheiro Sergio Carvalho, foi aberto pelo Gerente Técnico do Consórcio PCJ, Alexandre Vilella, via teleconferência da cidade de Uberaba, onde participava da 40ª Assembléia Geral da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE). Segundo Alexandre, “o Consórcio como ferramenta de integração regional vem promovendo essas ações e metodologias únicas para região, que são de fundamental importância para a garantia do balanço hídrico e priorização de investimentos”.

Durante a discussão, os participantes refletiram sobre possíveis meios para diminuição das perdas visando a melhora do aproveitamento hídrico em todas as bacias que, hoje, se encontram em estado crítico em volume de água. A instalação de macro e micromedidores nas entradas e saídas das estações de tratamento, proporcionando mais eficácia no controle do que é produzido e o que se perde no processo.

Para a gerente de controle de perdas e sistemas da Sanasa, Lina Cabral, a instalação dos equipamentos beneficiará toda região. “Se eu não sei quanto fabriquei não posso saber quanto perdi. Com essas implantações, ganha a região, a empresa de saneamento e a população. Quando o índice de perdas é menor e a eficiência maior, existe garantia de oferta”, argumentou Lina.

Segundo Lina com as mudanças, pode-se melhorar, indiretamente, a qualidade de vida, a saúde da população e até mesmo o desenvolvimento econômico da região, tendo em vista que a oferta de água influencia na migração de empresas.

Sergio Carvalho, moderador da discussão, avaliou o encontro como proveitoso e se sentiu satisfeito com o resultado obtido. “Num primeiro momento a reunião tinha o objetivo de estabelecer parâmetros de cálculos simples para que pudéssemos atingir os nossos objetivos. Isso nós conseguimos fazer. Com esses objetivos traçados, teremos novas reuniões para começarmos a fechar essas idéias”, disse Carvalho.

No próximo dia 23 de junho acontecerá o workshop “Experiências em Perdas Hídricas como fator de Sustentabilidade”, a ser realizado na sede do Consórcio PCJ, em Americana, em que se poderá ter mais exemplos e trocas de experiências na área.

  workshop

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo