Consórcio PCJ conhece as ações de gestão de recursos hídricos da Argentina

 

O Consórcio PCJ realizou no último dia 24 de novembro visita técnica na região de Bahia Blanca e Neuquién, na Argentina, para conhecer os trabalhos na área de gestão de recursos hídricos daquele país. A iniciativa foi uma retribuição à visita realizada por uma delegação argentina ao Consórcio, em junho deste ano.

Esses encontros fazem parte de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Argentina, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), e que prevê o intercâmbio de experiências e conhecimento em relação a gestão do recursos hídricos.

Representando o SRHU esteve a Analista Ambiental, Bianca Mattos e o Consórcio PCJ foi representado pela Sub-Secretária Executiva da entidade, Jussara Cordeiro. “O intercâmbio de informação é sempre importante para aprimorar os conhecimentos em distintas áreas ou agregar novas ideias em setores que ainda não conhecemos. Chamou-me muita a atenção, além da diferença do clima, a gestão adotada pelos argentinos na área de recursos hídricos”, comentou ela.

A primeira visita aconteceu à Bahia Blanca, onde a Sub-Secretária teve contato com o Comitê Interjurisdicional do Rio Colorado (Coirco), através de apresentação feita pelo Engenheiro Miguel Angel Boyero, Presidente do Comitê Executivo da entidade.

O rio Colorado possui 922km de extensão que atravessa as províncias de Buenos Aires, Mendoza, Neuquién, Rio Negro, La Pampa. Diferente da maioria dos cursos d’água, apresenta alto teor de salinização o que obriga um maior controle da qualidade da água para não acarretar problemas para a agricultura. O Coirco tem como plano de atuação controlar a contaminação das águas do rio, além de fiscalizar as petrolíferas instaladas na bacia.

Depois foi a vez de conhecer os trabalhos realizados pela Corporação de Fomento do Vale Bonaerense do Río Colorado (Corfo na sigla em espanhol), com o Administrador Geral Interino, Engenheiro León E. Somenson. Algumas das ações da Corfo são o planejamento da área a ser irrigada, exercendo controle sobre irrigação e drenagem da região, determinar o uso apropriado da terra e da água, além de fomentar a instalação de agroindústrias e entidades comerciais.

A Corfo, também, mantém um centro de pesquisas sobre irrigação, chamado de Campo Experimental, onde se testa diferentes métodos de irrigação com as principais culturas da região – cebola,milho e trigo.

O terceiro dia de visita foi marcado pelo contato com os trabalhos da Autoridade Interjurisdicional das Bacias dos rios Limay, Neuquén e Negro (AIC na sigla em espanhol), tendo como anfitrião o Subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento da entidade, José Luis Valicenti. A AIC recebe recursos de hidrelétricas instaladas na bacia para desenvolvimento de projetos, principalmente os ligados à segurança de barragens.

No último dia na Argentina, ocorreu uma visita técnica na Hidroelétrica EL Cochón S.A., em que o Engenheiro Fabián Restelli, palestrou sobre o sistema da barragem e toda a preocupação em relação à segurança.

Para o Consórcio PCJ os intercâmbios são muito positivos, pois é uma oportunidade para se conhecer “in loco” experiências positivas e assim ampliar os conhecimentos técnicos. O Consórcio PCJ utiliza desse expediente e parte dos avanços conseguidos pela entidade se deve às visitas técnicas realizadas à outras regiões e até mesmos a outros países.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo