Consórcio PCJ assina termo de cooperação com viveiro de Camanducaia

26/01/2011

O Consórcio PCJ assinou, no dia 19 de janeiro, o termo de cooperação com o Viveiro Regional Florestal de Mudas Nativas “Prefeito José Pereira da Silva”, do município de Camanducaia –MG. Pelo documento, o Consórcio PCJ se compromete a doar insumos (saquinhos e sementes) para que o viveiro possa produzir as mudas e, posteriormente, o próprio Consórcio as receberá para realizar plantios que propiciem a recuperação, preservação e a manutenção dos mananciais das bacias PCJ.

Atualmente, a entidade mantém parceria com 14 viveiros municipais. Além da doação de insumos aos viveiros parceiros, a entidade realiza um intercâmbio de informações, sementes, plântulas, mudas, dentre outros, entre os viveiros, a fim de auxiliá-los na produção e distribuição de mudas ao longo das bacias.

Para o Coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, o maior beneficiado com a parceria é o próprio município. “ O Consórcio doa os insumos e os viveiros produzem as mudas. Posteriormente, as mudas poderão ser plantadas no próprio município”, ressalta.

Segundo o prefeito de Camanducaia , Célio Santos, o viveiro será uma ferramenta extremamente importante, pois propiciará a preservação e a recuperação da mata ciliar de regiões de cabeceiras. “Para nós foi um grande investimento. Foi extremamente preciso ter levantado a necessidade de se investir na recuperação da nossa região que tanto tem sofrido com a degradação”, afirma o prefeito, ressaltando que “com essa parceria com o Consórcio PCJ, estaremos arborizando até mesmo as áreas urbanas de Camanducaia e Monte Verde – MG”. 

Consórcio PCJ sempre incentivou e promoveu ações e iniciativas de recuperação de matas ciliares com a intenção de garantir a preservação dos recursos hídricos nas bacias PCJ. Através de seu Programa de Proteção aos Mananciais, a entidade já plantou cerca de 3,2 milhões de árvores e ajudou a recuperar mais de 35 mil hectares de matas ciliares em propriedades rurais.

  Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ  

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo