Consórcio PCJ apoia campanha sobre resíduos da construção

Iniciativa da ABRECON busca sensibilizar sobre o descarte correto dos materiais

O Consórcio PCJ, por meio do Programa de Saneamento e Resíduos Sólidos, está apoiando a campanha da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (ABRECON), visando a sensibilização da população e dos governos municipais sobre a correta destinação dos resíduos de construção e demolição.

A disposição inadequada de resíduos é uma das principais causas da degradação do meio ambiente, causando impactos também na qualidade de vida da população. Os resíduos, quando descartados de forma incorreta, podem contaminar o solo, poluir os rios, e servirem de moradia para animais peçonhentos e vetores de doenças, como o mosquito da dengue.

Os resíduos de construção civil (RCC) geralmente são a maior fração em massa dos resíduos gerados em uma cidade. Além dos danos ambientais, o mal gerenciamento desses resíduos pode representar um desperdício econômico, visto que grande parte do material é passível de reciclagem ou reaproveitamento.

Uma parte fundamental das ações de regulação e fiscalização da gestão de resíduos da construção civil encontra-se nas mãos do poder público municipal. Para orientar estas ações, a Resolução CONAMA nº 307, de 05 de julho de 2002, estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para uma correta gestão.

Nessa resolução fica estabelecida a responsabilidade para os grandes geradores (empresas privadas de construção civil) elaborarem projetos próprios especificando o gerenciamento dos resíduos. Aos municípios, cabe a elaboração de procedimentos para o exercício das responsabilidades dos pequenos geradores (construções de pequeno porte), na forma de um Programa Integrado de Gerenciamento dos Resíduos da Construção Civil.

Em 2012, o então Ministério das Cidades, com o apoio da Caixa Econômica Federal e do Ministério do Meio Ambiente, desenvolveu dois manuais de orientação para o manejo e gestão de resíduos da construção civil. O Volume 1 discorre sobre “Como implantar um sistema de manejo e gestão dos resíduos da construção civil nos municípios”, e o Volume 2, sobre os “Procedimentos para solicitação de financiamento”.

A reciclagem na construção civil pode gerar inúmeros benefícios: redução no consumo de recursos naturais não-renováveis, quando substituídos por resíduos reciclados; redução de áreas necessárias para aterro, pela minimização de volume de resíduos pela reciclagem; redução da poluição; e redução do consumo de energia durante o processo de produção, visto que a indústria do cimento utiliza resíduos de bom poder calorífico para a obtenção de sua matéria-prima (co-incineração), assim como a escória de alto forno, resíduo com composição semelhante ao cimento.

Para mais informações sobre a campanha, acesse: https://abrecon.org.br/

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo