Conselho Fiscal do Consórcio PCJ reúne vereadores na Câmara Municipal de Valinhos em terceiro encontro itinerante

A Câmara Municipal de Valinhos (SP) recebeu no dia 10 de agosto a terceira reunião itinerante do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ. A mesa de abertura do encontro contou com as presenças do presidente do Conselho Fiscal e vereador do município de Rio Claro (SP), Júlio Lopes, do presidente do Departamento de Água e Esgoto de Valinhos (DAEV), Pedro Inácio Medeiros, do secretário municipal de desenvolvimento econômico, Rodrigo Vieira Fagnani (Popó), e do vereador de Valinhos, Luiz Mayr Neto.

Durante o encontro, Mayr sugeriu que os municípios das Bacias PCJ invistam em Projetos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), como já ocorre na cidade de Extrema (MG), com Projeto Conservador das Águas. A iniciativa foi acatada pelos presentes, com manifestações de apoio e outras sugestões complementares.

O vereador de Artur Nogueira, Cristiano Francisco Conde, entregou ao Coordenador do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, um ofício de agradecimento pela doação de mudas ao município. Foram doadas mil mudas de árvores nativas, atendendo à solicitação realizada na última reunião itinerante do Conselho Fiscal.

Valarini colocou o Consórcio PCJ à disposição para os municípios que desejam implantar projetos de PSAs, reforçando a importância de se estudar as características de cada região para que a implantação seja feita de acordo com a necessidade de cada local.

Por fim, após discussões a respeito das ações de conscientização sobre a necessidade do uso sustentável da água durante período de estiagem, Mayr destacou a importância do projeto Semana da Água do Consórcio PCJ, hoje chamado de Gota d’Água, que iniciou em Valinhos em 1994, e é realizado até hoje nas escolas do município, reforçando a importância de programas de educação e sensibilização ambiental.

A próxima reunião itinerante do Conselho Fiscal ficou definida para o dia 31 de outubro, em Cordeirópolis (SP).

Assessoria de Comunicação do Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo