Bragança Paulista ocupa o primeiro lugar no Ranking Ambiental Paulista

Associada ao Consórcio PCJ, cidade desponta pelas boas práticas ambientais no Programa Município VerdeAzul do Governo do Estado de São Paulo

Município associado ao Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), Bragança Paulista é destaque no ranking ambiental paulista. Primeira colocada entre 645 participantes do Programa Município VerdeAzul (PMVA), a cidade soma 97,52 pontos na avaliação de ações voltadas à conservação do meio ambiente, políticas públicas, sustentabilidade e qualidade de vida. Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o PMVA tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência de gestão com a descentralização e valorização da agenda ambiental dos municípios.

Ao final de cada ano, o Programa Município VerdeAzul avalia a eficácia dos municípios paulistas na condução das ações propostas na agenda ambiental. Esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura e conselho ambiental são as dez diretivas de desempenho para as quais são indicadas notas de 0 a 100.

“Para participar do VerdeAzul, realizamos relatórios de ações nos quais obtivemos a pontuação máxima em quase a totalidade”, contou Nádia Zacharczuk, secretária de Meio Ambiente de Bragança Paulista. “Trata-se de uma classificação histórica, que resulta de uma administração comprometida com as questões ambientais”, completou.

A primeira posição de Bragança Paulista no ranking do PMVA, de acordo com a secretária, vincula-se a projetos e programas desenvolvidos no município. Nádia destacou o plantio de mais de 21 mil árvores, recuperação de nascentes, ampliação das redes de esgotos, implantação de Ecoponto, ações para Educação Ambiental, atendimento de animais vítimas de trauma ou de doenças clínicas, entre outras iniciativas.

Na solenidade de premiação do PMVA, na sede da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré, ressaltou a importância da primeira colocação no ranking VerdeAzul e do Prêmio Franco Montoro, das Bacias PCJ, recebido pelo município. “Estas conquistas são resultados de trabalho e compromisso permanente com o meio ambiente”, disse. O prefeito lembrou ainda que o Certificado Município VerdeAzul garante à Bragança Paulista a preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Além de Bragança Paulista, outros nove municípios associados ao Consórcio PCJ conquistaram o selo Município VerdeAzul: Americana, Campinas, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Limeira, Louveira e Santa Bárbara d’Oeste.

O presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Limeira (SP), Mário Botion, parabenizou todos os municípios associados certificados, durante a Reunião Plenária da entidade, realizada em 31 de agosto, em Americana (SP).

“Com o apoio nas áreas de saneamento, reflorestamento e educação ambiental, o Consórcio PCJ, ao longo dos anos, vem favorecendo os indicadores ambientais dos membros da entidade, a partir de projetos e programas bem construídos, esperamos que todos os nossos municípios associados ocupem posições cada vez mais destacadas neste ranking ambiental do Estado de São Paulo”, destaca Botion.

Mais sobre o Programa

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

As ações compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local e abrangem vários temas estratégicos para a preservação do meio ambiente.

A equipe técnica do PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade. E ao fim de cada ciclo publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo