Atibaia sedia 3º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água

Volume de chuvas e os reflexos da situação dos reservatórios de água para o abastecimento despertaram a atenção dos participantes

O Consórcio PCJ realizou o 3º Encontro Regional do Projeto Gota d’Água 2019 na última quarta-feira, dia 17 de abril, no Auditório do SAAE Ambiental, em Atibaia (SP). Com o tema “Desafio Água e Saneamento”, o evento reuniu educadores, representantes de associações, de secretarias de Meio Ambiente e Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água de Atibaia e de outros oito municípios. Dois temas se destacaram nas discussões: a situação dos reservatórios do Sistema Cantareira e a influência do regime de chuvas na região. Até junho, serão realizados dez encontros regionais. O próximo está marcado para 24 de abril, em Campinas (SP). Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ promoverá encontros a distância, por meio de EAD, e uso de aplicativo de envio de mensagens para smartphones. Neste ano, a iniciativa conta com a parceria da ARES-PCJ, que tem ampliado a atuação do projeto com a inclusão de cidades reguladas pela agência.

A cidade de Atibaia conta com uma extensa rede hídrica e está localizada entre as Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas. O principal rio do município, o Atibaia, recebe águas do Sistema Cantareira. Além de abastecer 75% da cidade, o manancial abastece 95% da população de Campinas, entre outras localidades. Em seu percurso, o Atibaia se junta ao Jaguari para formar o Rio Piracicaba.

O 3º Encontro Regional contou com representantes de Bom Jesus dos Perdões, Jarinu, Bragança Paulista, Piracaia, Itatiba e Vargem, municípios da região de Atibaia, e também com participantes de Paraibuna, cidade localizada no Vale do Paraíba, e de Extrema, município do sul de Minas Gerais. Além de conhecer as experiências anteriores do Gota d’Água em questões que envolvem gestão de água e direito universal ao saneamento básico, a plateia pode expor realidades regionais, compartilhar ideias e fazer sugestões a respeito dos temas.

Um dos grandes méritos do projeto, na avaliação de Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização do Gota d’Água, é oferecer aos participantes discussões de qualidade sobre o uso e a conservação da água. “Quem acredita e quer mudanças positivas, agora tem um espaço para unir forças e buscar a sustentabilidade hídrica futura”, afirmou.

Carlos Roberto Gravina, diretor técnico da ARES-PCJ, ressaltou a importância da parceria inédita com o Gota d’Água para difundir o trabalho realizado pela agência reguladora. O executivo destacou uma pesquisa recente apontando que apenas 2% da população sabe quais são as atribuições da ARES-PCJ. “A agência tem uma importância fundamental no dia a dia das pessoas. Além de praticar a regulação das tarifas, a ARES-PCJ fiscaliza a qualidade da água distribuída”, afirmou.

A pesquisa realizada pela agência reguladora foi fundamental também para definir iniciativas que dessem maior visibilidade às ações da ARES-PCJ. “Tivemos a ideia de fazer a parceria com o Consórcio PCJ justamente porque o projeto vai às escolas. E o aluno, por sua vez, vai para casa com informações para compartilhar com a família”, disse.

“Os estudantes são os nossos mais fieis multiplicadores de informação”, acrescentou Márcia Bernardes, secretária municipal de Educação de Atibaia. “No município, nossa rede atende 15 mil alunos e nós entendemos que, por estarmos presentes nos quatro cantos da cidade, atingimos 15 mil famílias. É uma forma rápida de disseminar conhecimento e promover conscientização”, observou Márcia.

A secretária destacou a importância de unir Meio Ambiente e Educação nas ações realizadas no município. “É uma integração de conhecimentos”, definiu. “Em Atibaia, fazemos visitas regulares ao SAAE, às estações de tratamento de água e esgoto, e ainda temos a questão do turismo que nos leva a preservar as nascentes e cuidar sempre do meio ambiente”, disse.

Grupo de discussão

Durante o primeiro encontro regional realizado em Amparo, no último dia 3 de abril, os participantes adicionados a um grupo recém-criado no WhatsApp foram desafiados a contribuir com perguntas, ideias e sugestões. Em Ribeirão Preto e Atibaia, o grupo foi ampliado com a inclusão de novos membros. “Acreditamos que, cidade após cidade, será criada uma rede muito forte que vai usar o WhatsApp como uma ferramenta a favor da sustentabilidade e da eficiência hídrica”, disse Thiago Pietrobon, biólogo e consultor do Consórcio PCJ.

Ao final do encontro regional de Atibaia, os participantes receberam um kit com materiais educativos. O gibi “Turma do Lamba – De olho na água”, o jogo dos 7 erros no uso da água e a publicação “Água: vamos falar sério?” foram elaborados especialmente para que os educadores possam trabalhar em sala de aula com conceitos amplos, como preservação dos rios e uso consciente da água no dia a dia. O material também possui uma versão on line disponível em Publicações na Biblioteca digital do site: www.agua.org.br

Agende-se

Este ano, o Gota d’Água será realizado em uma área bem mais abrangente e vai contemplar quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Isto só é possível com a parceria inédita da ARES-PCJ. Desde a criação, em 2015, o Gota d’Água capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Depois de Amparo, Ribeirão Preto e Atibaia, o projeto realizará mais sete encontros regionais nas cidades de Campinas (24/04), Indaiatuba (08/05), Limeira (15/05), Piracicaba (22/05), Pirassununga (29/05), São Carlos (06/06) e Sorocaba (26/06).

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realizará encontros a distância, por meio de EAD, no canal Cursos online no site da entidade (www.agua.org.br). Também será criado um grupo de WhatsApp do projeto em cada encontro regional para troca de experiências entre os participantes e socialização de ideias e sugestões.

As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

Sobre o Projeto Gota d’Água
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2014, passou a fazer parte do “Projeto Gota d’Água: #PreserveCadaGota”. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ. Em 2019, as capacitações têm como proposta debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento, o que ampliou os municípios atendidos pelo projeto.

SAIBA MAIS

Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi fundado em 13 de outubro de 1989 como uma associação de direito privado sem fins lucrativos. É composto por municípios e empresas compromissados com a recuperação dos mananciais em sua área de abrangência.

A conscientização dos setores da sociedade sobre os problemas que envolvem os recursos hídricos, o planejamento e as ações para manutenção e recuperação de mananciais são a base do trabalho realizado pelo Consórcio PCJ.

Gerida por um Conselho de Consorciados, a entidade desenvolve programas de preservação e recuperação ambiental, com foco na sustentabilidade hídrica.

Para mais informações, acesse: www.agua.org.br

ARES-PCJ

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), instalada em 2011, tem a função de regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios. Atualmente, 56 cidades são associadas à ARES-PCJ. De acordo com o Censo IBGE de 2017, a população estimada nestes municípios soma 7.457.498 habitantes.

Para mais informações, acesse: www.arespcj.com.br

Texto e foto: MXP Comunicação

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo