De uma ponta a outra, lago Baikal é mais extenso que o estado do RJ

O lago possui 636 quilômetros, 1637 metros de profundidade, e concentra 20% de toda água potável do planeta. Baikal é abastecido por mais de 300 rios da Sibéria, e especialistas afirmam que demoraria 400 anos para a água do lago acabar, mesmo que mais nenhuma gota de água entrasse nele.

 

A dança típica do povo Buryat apresenta uma Rússia mais oriental do que ocidental, de religião xamanista, em comunhão com a natureza. O paraíso onde vivem fica nas praias da ilha de Olkhon, onde 1.860 pessoas moram.

Na ilha das paisagens mais bonitas do Baikal, o povo vive do turismo, da pesca, enfim, vive do Baikal e para o Baikal, lago que, por motivos óbvios, essa população chama de mar.

Para se ter uma ideia de sua imensidão, de uma ponta à outra, ele é mais extenso do que o estado do Rio de Janeiro.

Veja a reportagem no link: https://goo.gl/sxVBqR

Extraído de : Fantástico

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

3 de novembro de 2025

Por Francisco Carlos Castro Lahóz* A Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), reúne países anualmente para negociar e…

17 de outubro de 2025

Por Francisco Lahóz* O Encontro Nacional dos Comitês de Bacias (ENCOB), que aconteceu entre dos dias 8 a 13 de setembro de 2025, em Vitória,…

10 de outubro de 2025

Por Aguinaldo Brito Jr.* Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e do…

Pular para o conteúdo