Educação
e Sensibilização
Ambiental

O Consórcio PCJ investe desde 1994 em ações de educação e sensibilização ambiental. Dentre estas ações, temos: o Projeto Gota D’água, bem como outras ações de capacitação por meio da Escola da Água.

Assim criamos o Projeto Gota D’água

Lançado em 2015, o Projeto Gota d’Água amplia as ações do Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ, reconhecendo e incentivando projetos do público não formal (com atuação fora do ambiente escolar). Já o Projeto Semana da Água, criado em 1994 para o público formal, persiste nos municípios e agora integra as iniciativas do Gota d’Água.

ÁGUA PARA MIM, ÁGUA PARA NÓS, MINHA
VOZ NO COMITÊ MIRIM

Secretarias Municipais de Educação; Diretorias Regionais de Ensino; Diretores, Professores e coordenadores de Escolas da Rede Pública de Ensino; Educadores; Alunos e Familiares. Técnicos dos Serviços Municipais de Água e Esgoto; Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Organizações Não Governamentais, Associações Civis e demais segmentos interessados.

Durante o ano, são realizados diversos cursos teóricos, oficinas práticas e visitas técnicas, visando capacitar os participantes para que possam atuar em suas localidades como agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos.

10 de março: Abertura do Projeto Gota d’Água 2023, na FUMEP, em Piracicaba

14 de abril: Encontro virtual, com Tiago Georgette

05 de maio: Encontro presencial, no CESB, em Santa Bárbara d’Oeste

02 de junho: Encontro virtual, com Engajamundo 

07 de julho: Encontro presencial, na Casa + Sustentável, em Americana 

04 de agosto: Encontro virtual (Bate papo sobre o Prêmio Sua Gota faz a Diferença) 

01 de setembro: Encontro presencial, em Vinhedo 

06 de outubro: Encontro virtual (palestrante a confirmar) 

10 de novembro: Seminário de Avaliação do Projeto e entrega do Prêmio Sua Gota faz a Diferença (local a confirmar)

inscreva-se no prêmio sua gota faz a diferença

O prêmio “Sua Gota Faz a Diferença”, promovido pelo Consórcio PCJ, reconhece a melhor iniciativa do ano no âmbito do Projeto Gota d’Água.

Inscreva-se abaixo

Materiais didáticos

Clique e baixe os materiais da última edição

FOTOS DOS PROJETOS

Histórico do programa

Objetivo

1. Envolver a comunidade para criação de cultura de conservação e reuso da água;

2. Trabalhar a realidade da bacia dos rios Jaguari e Camanducaia e PCJ;

3. Estimular o reuso da água e o aproveitamento de águas de chuva no contexto dos usos múltiplos, subsidiando a implementação de políticas públicas nos municípios;

4. Propiciar situações que possibilitem o envolvimento dos diferentes segmentos da sociedade; 5. Trazer visão holística e sistêmica da problemática dos recursos hídricos e envolver os participantes em atividades.

Público-alvo

Secretarias Municipais de Educação; Diretorias Regionais de Ensino; Diretores, Professores e coordenadores de Escolas da Rede Pública de Ensino; Educadores; Alunos e Familiares. Técnicos dos Serviços Municipais de Água e Esgoto; Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e segmentos interessados da comunidade.

Metodologia

O projeto foi desenvolvido através de um curso de formação de agentes multiplicadores, divididos em três regiões (alta, média e baixa) das bacias dos rios PCJ.

Resultado

Vídeo educativo “Incentivo às Políticas Públicas voltadas ao reuso da água e ao aproveitamento da água de chuva”.

Objetivo

Trabalhar com educadores e educandos de municípios localizados na sub-bacia do rio Piracicaba, os conceitos e formas de gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos, capacitando-os como agentes multiplicadores, com métodos teóricos, práticos, didáticos, dinâmicos e lúdicos.

O Projeto foi desenvolvido em 4 etapas

Primeira Etapa: Palestra de esclarecimentos e orientações (realizada dia 09/10/2009).

Segunda Etapa: Formação de Agentes Multiplicadores através de capacitações teóricas desenvolvidas de forma prática, dinâmica, interativa e lúdica e capacitações práticas (1º semestre de 2010).

Terceira Etapa: Desenvolvimento e multiplicação do projeto por parte dos Agentes Multiplicadores (participantes da segunda etapa), de forma teórica e prática (2º semestre de 2010).

Quarta Etapa: Seminário regional de avaliação do projeto e entrega dos certificados de participação, a todos os envolvidos (16/03/2011).

Como resultado desse projeto, foram desenvolvidos diversos materiais didáticos, como apostilas, vídeos, jogos educativos “O Lamba na Gestão dos Recursos Hídricos” e “O Ciclo da Água”, entre outros materiais que foram disponibilizados a todos os municípios participantes.

Em 2010, o Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ desenvolveu o Projeto Semana da Água “De mãos dadas pela água”, cujo objetivo foi fortalecer a integração regional e a troca de experiências entre os municípios das Bacias PCJ.

Objetivo

  • Reaproximar todos os municípios participantes aos encontros e projetos do Consórcio PCJ.
  • Fortalecer a região quanto ao que, como e para quem a Educação Ambiental está sendo trabalhada em nossa região;
  • Utilizar a educação formal como base à ampliação de ações e assim, com o auxílio da comunidade, também desenvolver a educação de forma informal, em cada um dos municípios;
  • Aproveitar a estrutura do Coletivo Mantiqueira como suporte aos encontros e aos projetos que tenham correlação aos interesses em comum;
  • Levar aos demais municípios associados todos os mecanismos ofertados pelo Consórcio PCJ, como instrumento de reorganização das ações locais.

Durante a semana da água no ano de 2011 apresentamos aos participantes livros importantes. Estes abordavam sobre conceitos de cidadania e boas práticas do uso da água de maneira inteligente.

O tema do Projeto de Educação Ambiental voltado à gestão dos recursos hídricos da Semana da Água de 2012 foi a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Três pilares essenciais foram abordados: econômico, social e ambiental.

Em busca de uma cultura regional voltada ao respeito e aos cuidados essenciais com a água, adotamos o tema: Sistema Cantareira: compartilhando desafios. Recurso hidrográfico fundamental para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo que naquele ano passava por um forte período de estiagem.

20 anos de existência marcavam a Semana da Água em 2014. Um fato importante que nos levou a escolher o seguinte tema: Reciclando o Saber nos 20 Anos da Semana da Água. Desde então buscamos incentivar os agentes locais de bacias hidrográficas organizarem estruturas e recursos financeiros para resolverem seus problemas ambientais.

Prêmios Recebidos

Dúvidas? Entre em contato conosco!

Pular para o conteúdo