Publicação voluntária da empresa apresenta o balanço anual de suas ações socioambientais e de governança corporativa desenvolvidas durante o ano de 2023
Dados expressivos que reforçam o propósito de construir um mundo melhor marcam o Relatório de Impacto 2023 da Ypê, empresa 100% brasileira e líder em importantes segmentos de higiene e limpeza do país. A publicaçãoé disponibilizada de maneira voluntária pelo terceiro ano consecutivo pela empresa e traz os principais resultados das ações realizadas em suas operações e em parceria com renomadas instituições, fortalecendo o compromisso da companhia com a transparência, a promoção do bem-estar das pessoas e a preservação dos recursos naturais.
No encontro promovido pela Ypê, no último mês de julho em São Paulo, além da apresentação das principais iniciativas de impacto positivo desenvolvidas pela empresa, também foi realizada uma roda de conversa com a participação de Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos, Gabriela Rozman, gerente sênior de Direitos Humanos e Trabalho no Pacto Global da ONU e Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil. A conversa foi mediada por Pedro Rubião, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Ypê.
“As ações de impacto desenvolvidas pela Ypê ao longo de 2023 são, em boa parte, fundamentadas no nosso estímulo à inovação, ao desejo de atender às expectativas dos consumidores e a trabalhar incansavelmente pela construção de um mundo melhor. Iniciativas que atestam o papel da Ypê como impulsionadora dos temas ASG no Documento Público ecossistema industrial brasileiro, inspirando outras empresas a trilharem o mesmo caminho”, explica Gustavo de Souza, diretor de P&D, Qualidade e Sustentabilidade da Ypê.
Na percepção de Daniela Garcia, do Capitalismo Consciente, o momento atual é de transformação. “Estamos no momento de adequação de uma nova rota. Diante desse cenário, precisamos estimular a liderança a olhar para o impacto social, pois acredito que antes de qualquer ação, primeiro vem a consciência, o despertar para a busca do lucro com propósito”, disse. Nessa direção, a Ypê vem desde a sua fundação, trabalhando com o propósito de contribuir para a construção de um mundo melhor. Com sólidas iniciativas em suas operações e em parceria, a empresa tem como temas prioritários: água, energia e clima, uso de materiais sustentáveis, ética, responsabilidade socioambiental e consumo consciente.
Já Caio Magri, do Instituto Ethos, reforçou durante sua participação o importante papel das empresas no combate às desigualdades no Brasil, além de trazer um panorama geral sobre a atuação do instituto na construção de um ambiente mais ético e integro no ecossistema empresarial brasileiro. “Vivemos em um país que está entre os 10 mais desiguais do mundo. Um dos nossos desafios é ter uma sociedade mais tolerante, aberta, inclusiva e democrática. Do ponto de vista real de mudança, o Pró-Ética, assim como o Pacto Brasil, lançado pela CGU, por exemplo, trazem resultados importantes, como a integridade e a transparência. Ser signatário destas iniciativas é uma das formas de contribuir para a melhora na Governança das empresas e para o enfrentamento da corrupção”.
A Ypê recebeu pela segunda vez consecutiva, o reconhecimento como empresa PróÉtica 2022-2023. A empresa é a única do setor de limpeza a conquistar a certificação. A conquista atesta o compromisso público da empresa em favor da ética nos negócios e do combate à corrupção. A representante do Pacto Global da ONU, Gabriela Rozman, enfatizou que o Pacto busca engajar empresas para olharem para si, e em como dentro de sua operação conseguem gerar impacto na sociedade e meio ambiente.
“Quando se tem o olhar para a desigualdade social, especialmente no Brasil, com inúmeros recortes possíveis, nós conseguimos ter as intervenções empresariais como caminhos possíveis e mais interessantes para mudarmos o mundo”. Ela mencionou a tragédia do Rio Grande do Sul, onde a população vulnerável foi a que sofreu mais perdas. De acordo com a pesquisa Datafolha, 47% das famílias com renda de até dois salários-mínimos relataram prejuízos econômicos. Pedro Rubião falou sobre a importante da ação realizada recentemente com patrocínio da empresa e 2.500 kits de produtos de limpeza da marca. A iniciativa foi considerada “A Maior Faxina da História’, que reuniu cerca de 1,5 mil pessoas, entre militares e voluntários de todo o país, para limpar mais de 100 casas atingidas pelas enchentes. Além disso, a Ypê fez 3,5 Documento Público milhões em doações, 269 toneladas de produtos, 238 mil litros de água, 2 mil colchões, e tem prestado apoio logístico a diversas ações realizadas pela CUFA.
Destaques do Relatório
No setor de energia limpa, em parceria com a Casa dos Ventos, a empresa investiu cerca de R$ 250 milhões na autoprodução de energia eólica, iniciativa que reforça a sua contribuição para a transição energética brasileira. Em 2023, em ações de Reflorestamento Ambiental, a Ypê também aprovou o investimento para o plantio de 25 mil mudas voltadas à restauração de 16 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) perto de Amparo (SP), ação que integra o projeto Plantar Vida, que tem o objetivo de fortalecer a segurança e a resiliência hídrica da bacia do Rio Camanducaia, somado à mitigação de riscos climáticos, à ampliação da biodiversidade local e à melhoria da quantidade e da qualidade da água. Outras iniciativas voltadas à redução das emissões de GEEs e do consumo de insumos, à reutilização de caixas de papelão e ao monitoramento da qualidade da água dos rios também são destacadas no documento.
No pilar social, com foco em educação, a parceria com o Instituto Brasil Solidário impactou 42 mil estudantes em 110 escolas, formando 523 educadores no projeto Jogos de Educação Financeira, nas comunidades onde a Ypê está inserida, como Amparo e Salto, em São Paulo, Simões Filho (BA) e Itapissuma (PE). Entre outras ações de impacto desenvolvidas pela empresa estão o aporte de R$ 2,5 milhões a instituições dedicadas ao tratamento de jovens com câncer e à formação cidadã de crianças, somado à oferta de atrações culturais e a doações de mais de 50 toneladas de produtos de higiene e limpeza a 44 instituições.
“Desde a sua fundação, a Ypê conta com um sólido histórico de sustentabilidade como bússola, honrando os princípios que foram a base do nosso fundador, para seguirmos levando produtos de alto desempenho, práticos, sustentáveis e acessíveis para mais de 95% dos lares brasileiros. Nessa direção, destaco a nossa adesão ao Pacto Global da ONU, que possibilita a institucionalização do alinhamento das nossas ações com os Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção que pautam as atividades da iniciativa”, diz Pedro Rubião.