Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros
O Consórcio PCJ participou da celebração de 75 anos da empresa associada Ypê, na última quarta-feira (5), em São Paulo (SP). A entidade foi representada pela assessora jurídica, Lilian Bozzi. O evento, conduzido pela jornalista especializada em meio ambiente, Rosana Jatobá, apresentou projetos sustentáveis e investimentos para o futuro da empresa.
A abertura foi realizada pelo CEO da empresa, Waldir Beira Júnior, que comentou sobre a força da Ypê nos momentos difíceis e comparou com a árvore Ipê, que floresce justamente na seca. “Hoje vemos que nossa história reflete muito aquilo que vemos na árvore Ipê, que floresce em tempos de seca. Nossa empresa floresceu nos momentos de maior estresse. Nós nos transformamos em pessoas melhores do que éramos antes, depois de todo o estresse pelo qual passamos”.
O presidente da empresa, Jorge Eduardo Beira, ressaltou a importância da construção de alianças com as entidades que valorizam o “cuidado” com o meio ambiente, recursos hídricos, e que lutam pelas iniciativas de preservação em prol das gerações futuras, como é o caso do Consórcio PCJ.
“É necessário investir em projetos que tragam mais estratégias de resistência a todos e segurança hídrica. Para isso, as instituições que atuam diretamente nesse cuidado são essenciais para nós, além de serem os responsáveis pela construção do cenário que teremos no futuro”, destacou Beira.
Jorge também apresentou um novo projeto voltado para a construção de um parque na cidade de Amparo, município associado ao Consórcio PCJ e local da sede da Ypê. O parque beneficiará toda a comunidade e levará o nome de seu fundador: Waldir Beira.
CAMPANHA “PLANTE O FUTURO COM A GENTE”
Em comemoração aos 75 anos, a Ypê está realizando a campanha “Plante o futuro com a gente”, iniciativa que envolve o consumidor: a cada venda do amaciante “Ypê Green”, será realizado o plantio de uma árvore em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
A ação transforma o consumo em impacto regenerativo e dá continuidade a uma jornada iniciada em 2007 ao lado da Fundação, que já resultou em mais de 1,2 milhões de árvores plantadas e no monitoramento de 112 rios em todo o país. Nesta nova etapa, a meta é plantar 200 mil árvores na Bacia do Rio Camanducaia, que faz parte das Bacias PCJ.
Todas as mudas são espécies nativas, com projetos que podem reunir entre 60 e 100 variedades diferentes. O plantio ocorrerá no período mais chuvoso da região, previsto para o período entre outubro de 2026 e março de 2027.
Ao final do evento, o Diretor Executivo de Operações, Eduardo Beira, apresentou a nova e terceira geração da Ypê, assim como os demais familiares que já vem trabalhando para essa sucessão, passando por treinamentos, vivenciando diversas áreas e se preparando para assumir o legado.
A YPÊ NO GRUPO DAS EMPRESAS ASSOCIADAS AO CONSÓRCIO PCJ
O Grupo das Empresas Associadas é formado por grandes corporações nacionais e internacionais e tem forte representatividade junto à diretoria do Consórcio PCJ. A utilização de água das empresas associadas representa 80% do total do uso industrial das Bacias PCJ, garantindo grande respeitabilidade ao grupo.
A Ypê – Química Amparo faz parte do quadro desde 2013. Atualmente, outras 25 corporações compõem o Grupo das Empresas Associadas: Agrícola Monte Carmelo, AEGEA Mirante, Ajinomoto, Ambev, ArcelorMittal, BRK Ambiental, CPFL Renováveis, Coca-Cola FEMSA Brasil, Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), CPIC Fiberglass, DAE Jundiaí, Ester Agroindustrial, Evonik, Fareva, Klabin, Miracema-Nuodex,Orizon, Petrobras/Replan, Pirelli, Raízen – Usina Costa Pinto, Rhodia Solvay Group, Sabesp, Sanasa e Unilever.