Webinar do Conselho Mundial da Água aponta esforços pela saúde humana em meio a desafios locais na gestão de recursos hídricos

O terceiro webinar da série “Cidades Com Água” (CitiesWithWater, em inglês), realizado pelo Conselho Mundial da Água (World Water Council, em inglês), reuniu representantes políticos e técnicos de Istambul (Turquia), Andong (Coreia do Sul), eThekwini (África do Sul) e Estocolmo (Suécia) na última terça-feira (16), de forma online, e o Consórcio PCJ participou como ouvinte. Com o tema “Sujo Demais” (Too Dirty, em inglês), os palestrantes debateram os esforços pela saúde e dignidade humanas em meio a desafios locais que vão desde a gestão de águas residuais e o reúso de água, até a saúde ecológica das áreas de captação.

Ahmet Mete Saatchi, Diretor de Água e Saneamento da cidade de Istambul (Turquia), discorreu sobre os desafios e soluções para o fornecimento de água no município. A solução trazida pelo diretor foi o Projeto MELEN: transferência de água entre bacias, que vai trazer água da Bacia Hidrográfica do Rio Melen à cidade, através de 185 quilômetros de túneis.

Russell Stow, Gerente do Programa de Gestão Fluvial Transformativa (TRMP, na sigla em inglês) do Município Metropolitano de eThekwini (África do Sul), apresentou a situação da cidade de Durban e o andamento do programa. o TRMP visa expandir a gestão fluvial existente na cidade, que inclui 7.400 quilômetros de córregos e rios, com o objetivo de fortalecer a resiliência de suas comunidades aos efeitos das mudanças climáticas.

Katarina Forslöw, Líder de Projeto na Administração de Terras e Águas na cidade de Estocolmo (Suécia) relatou as ações que são realizadas no município em prol da água, como o tratamento de esgoto desde 1940 e o tratamento por membranas que está sendo aplicado, utilizadas para separar partículas sólidas de pequenas dimensões. Além do tratamento de sedimentos e de águas residuais.

Gi-chang Kwon, prefeito de Andong (Coreia do Sul) trouxe a problemática da proliferação de algas, pois degradam a qualidade da água e trazem maior custo de purificação. As soluções trazidas foram a remoção de sólidos suspensos, que melhora a qualidade e eficácia do tratamento, além de navios e robôs ecológicos para remoção das algas.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo