Evento virtual contou com palestra e dinâmicas em comemoração ao Dia Mundial da Água 2026
O Webinar “Águas de Março”, realizado pelo Consórcio PCJ no dia 18 de março, discutiu a importância das mulheres na gestão de recursos hídricos e propôs dinâmicas sobre o tema água para serem aplicados em sala de aula, durante essa semana que celebra o Dia Mundial da Água 2026 – “Água e Gênero”.
O Presidente do Consórcio PCJ e Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, ressaltou na abertura do webinar o papel das mulheres na gestão da água. “A participação das mulheres na gestão dos recursos hídricos, saneamento e meio ambiente é muito importante pela capacidade e sensibilidade. Elas contribuem com a liderança, conhecimento técnico e são as principais responsáveis pela educação ambiental e mobilização coletiva em defesa dos mananciais em diversas comunidades”.
PALESTRA INSPIRAÇÃO
A palestra inspiradora foi ministrada pela Engenheira Civil e membro da “REBOB Mulher” Suraya Modaelli, com o tema “Água e Gênero: a importância da participação feminina na Gestão dos Recursos Hídricos”. Suraya também é especialista em Planejamento e Gestão de Bacias Hidrográficas e atua como Secretária Executiva da Rede Brasil de Organismos de Bacias (REBOB) e do Fórum Paulista de Comitês de Bacias Hidrográficas.
Suraya trouxe a diferença entre igualdade e equidade, termos frequentemente confundidos. Igualdade, segundo ela, é oferecer as mesmas condições e recursos para todos. Já na equidade, as diferenças são reconhecidas e o tratamento é ajustado de acordo com a condição de cada indivíduo.
Os principais desafios para ampliar a participação feminina na gestão da água são estruturais, institucionais, sociais e culturais. A REBOB Mulher e a Plataforma de Talentos Mulheres pela Água, experiências trazidas por Suraya, é um exemplo de espaço exclusivo para as mulheres que podem contribuir para mudar esse cenário.
“A gestão da água precisa refletir a diversidade que ela atende. É fundamental garantir que a equidade tenha sustentabilidade e eficiência no uso de recursos hídricos. Cuidar da água é cuidar da vida, e isso exige a participação de todos e todas”, atenta Suraya.
WORKSHOP: DINÂMICAS DE SENSIBILIZAÇÃO
A primeira exposição do Workshop foi de Renata Rozendo Maranhão, Superintendente Adjunta de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na qual ela explanou sobre o jogo Akauana.
O Akauana é um jogo estruturado pela ANA com o objetivo de fornecer aos educadores uma oportunidade de ensinar e aprender ao mesmo tempo sobre a gestão da água nas escolas e demais espaços de ensino.
O jogo é dividido em 18 jogadas de 50 minutos, na qual o educador e os alunos passam por caminhos que descobrem seus “superpoderes” e como todos podem participar da gestão e torná-la mais equitativa e sustentável. São tratados temas como: saneamento; usos múltiplos; direito à água; sustentabilidade e cultura regenerativa; gestão das águas; e mudança do clima.
“As mulheres historicamente sempre foram caladas, então a gente precisa trabalhar a participação delas na gestão da água para que elas percebam sua importância e grandeza nas tomadas de decisões, e como isso influencia para que tenhamos cada vez mais segurança hídrica e dignidade para todos”, ressalta Renata.
Na sequência, representantes da Loa Produções Culturais, apresentaram o “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”, projeto vencedor da categoria G do 9º Prêmio Ação pela Água.
O “Arte de Inovar com Maratona de Inovação” possui o propósito de desenvolver criatividade e colaboração alinhados aos ODS da ONU, além de promover inclusão com experiências culturais gratuitas e fomentar a criação de ideias entre educadores e alunos em diversas escolas de todo o Brasil.
A empresa trouxe uma dinâmica para o Webinar intitulada “Vivência Sprint Criativo”, na qual os participantes fizeram três círculos, chamados de “lentes criativas”, em que juntavam público, inspiração e projeto para formar uma ideia final sobre como inserir o tema da água na sala de aula
“Essa ferramenta é objetiva para que educadores e alunos pensem em soluções do dia a dia dentro da sala de aula de forma participativa. Nós esperamos que essa dinâmica possa contribuir para atingirmos a criatividade e chegarmos em ideias efetivas para todos na gestão da água”, destaca Wellington Sacheti, especialista em implantação de ambientes de inovação e Co-criador do projeto.
Durante o Webinar, a Loa Produções Culturais realizou uma dinâmica virtual, pela qual os participantes puderem pensar em projetos e atividades para trabalhar o tema do Dia Mundial da Água 2026 – Água e Gênero, com os alunos em sala de aula. Ao final as pessoas realizaram a apresentação de suas ideias e possíveis projetos.
Por fim, Fábio Otuzi Brotto, Mestre em Ciências do Esportes, trouxe os Jogos Cooperativos da Água, que procuram criar soluções benéficas para toda a comunidade por meio da diversão.
“Os jogos cooperativos são criados para que as pessoas joguem juntas, no mesmo time, e não contra a outra, para que possamos realizar desafios que somente com a união de todos serão superados”, enfatiza Fábio.
Para quem não conseguiu acompanhar o webinar ao vivo, ele está disponível na íntegra no canal do YouTube do Consórcio PCJ.