Web Entrevista do Consórcio PCJ destaca ações do Programa Extrema no Clima

Iniciando as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Consórcio PCJ disponibilizou nesta segunda-feira, dia 1º de junho, Web Entrevista com o secretário de meio ambiente de Extrema/MG, Paulo Henrique Pereira, sobre o Programa Extrema No Clima. A produção está disponível para acesso no canal do Consórcio PCJ no Youtube, assim como nas outras mídias sociais da entidade.

O Programa Extrema no Clima é uma extensão das ações desenvolvidas no Projeto Conservador das Águas, criado pela Lei nº 2.100 de 2005, que visa manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais. O Programa foi criado a partir da Política Municipal de Combate às Mudanças Climáticas (Lei nº 3.829/2018) e tem como objetivo realizar ações de compensação e neutralização dos gases do efeito estufa por meio do sequestro de carbono.

Segundo Pereira, amenizar a poluição atmosférica é um elemento essencial para o equilíbrio do meio ambiente, motivo esse que desencadeou o desenvolvimento do programa por parte do município. “Sempre trabalhamos a questão hídrica com as empresas, pontuando a importância de preservar áreas para se produzir água, e de usá-la de forma consciente durante o seu processo produtivo. Mas depois vimos que a questão climática acaba sendo o ‘guarda-chuva’ dos serviços ambientais. O clima afeta a todos. É uma questão global. Por isso a necessidade de um programa próprio”, afirma.

O secretário ainda explica que não se pode pensar em desenvolvimento econômico sem ter consciência ambiental. “Não tem como a cidade ter um pleno desenvolvimento econômico sem que adote boas práticas ambientais. É um conjunto. Sempre tratamos as questões ambientais como investimento para o município. Hoje temos parceria com empresas que compensam as emissões de gases do efeito estufa com o plantio de árvores. O município e o meio ambiente só têm a ganhar”, comenta Pereira.

Até o momento, o Programa Extrema no Clima possui a adesão de 72 empresas.

Comemorações da Semana do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Consórcio PCJ, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizará nesta semana entrevistas com personalidades influentes da área de preservação ambiental. Todas as entrevistas estarão disponíveis para serem assistidas na conta do Youtube da entidade, bem como, nas outras mídias sociais da entidade. Já na sexta-feira, dia 5 de junho, o Consórcio PCJ promoverá o Webinar “Potenciais do Mercado de Água de Reuso”, às 14h.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/Syc7AnWs5pWMqifs5.

Neste ano, o tema definido pela Organização das Nações Unidas para a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente é “Biodiversidade”.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo