Volume de água produzido em Sumaré no primeiro semestre de 2025 é o maior dos últimos cinco anos

Aumento na produção reflete maior demanda e reforça a capacidade das estações de tratamento da BRK

O volume de água produzido em Sumaré no primeiro semestre de 2025 foi o maior registrado nos últimos cinco anos. Os dados são da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, que destaca que, além do aumento do consumo, o resultado também reflete a maior capacidade de produção das estações de tratamento.

No período foram produzidos 13,78 bilhões de litros de água, o que representa um pequeno crescimento em relação ao mesmo período de 2024, quando o volume foi de 13,75 bilhões de litros de água. O avanço está relacionado ao aumento no consumo nos primeiros meses do ano e também à maior produção na Estação de Tratamento de Água I, consequência das obras de adequação e modernização dos novos filtros.

Em junho de 2025, a produção mensal foi de 2,20 bilhões de litros, apresentando ligeira redução em comparação com junho de 2024 (2,23 bilhões de litros), motivada por temperaturas mais baixas e consequentemente menor consumo de água. Já no mês de julho, o volume produzido foi de 2,24 bilhões de litros.

Considerando os últimos cinco anos, o primeiro semestre de 2025 superou os resultados de 2021 (12,80 bilhões de litros), 2022 (12,61 bilhões de litros), 2023 (12,24 bilhões de litros) e 2024 (13,75 bilhões de litros). A média diária de produção no período foi de aproximadamente 76,6 milhões de litros, garantindo abastecimento eficiente e contínuo à população.

“Estamos comprometidos em manter a confiabilidade do sistema e atender à demanda da população, com investimentos constantes em modernização e gestão eficiente dos recursos hídricos”, afirma Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.

Jogando Junto Pela Água

Com o objetivo de informar a população e incentivar o consumo consciente, a BRK mantém a campanha “Jogando Junto pela Água”, que disponibiliza informações sobre a situação dos mananciais e dicas de economia.

Para mais informações sobre as condições dos mananciais que abastecem a cidade e dados sobre os índices de chuva, acesse: www.jogandojuntopelaagua.com.br.

Fonte: BRK Ambiental

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

11 de novembro de 2025

Categoria é voltada às instituições de Educação Básica localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ Os projetos “Refloresta”, da E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste), Vozes…

11 de novembro de 2025

Evento que teve início nesta segunda-feira, 10, reúne líderes globais para discutir soluções integradas de adaptação, resiliência e segurança hídrica. A Conferência das Nações Unidas…

10 de novembro de 2025

Consórcio PCJ esteve presente na celebração, que aconteceu no dia cinco de novembro para celebrar a história e os investimentos futuros O Consórcio PCJ participou…

Pular para o conteúdo