Viveiros parceiros ao Consórcio PCJ são abastecidos com insumos para intensificação na produção de mudas nativas para projetos de reflorestamentos

Em 2022, foram distribuídos até o momento, mais de 30 mil sementes de diferentes espécies e 51 mil saquinhos para a produção de mudas

O Consórcio PCJ possui uma rede de viveiros municipais, aos quais presta consultoria e suporte para a produção de mudas nativas para ações de reflorestamento ciliar nos municípios parceiros e em projetos para as Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Todos os anos, a entidade, por meio do seu Programa de Proteção aos Mananciais, fornece insumos para o incremento da produção dos viveiros e, em 2022, não foi diferente. Já foram distribuídos, apenas nesse ano, mais de 30 mil sementes de espécies variadas e 51 mil saquinhos plásticos para o desenvolvimento das mudas.

A parceria com os viveiros municipais possibilitou ainda a doação de 12 mil mudas de árvores nativas aos municípios e empresas associados. O Consórcio PCJ adquiriu no mês de maio, cerca de 620 mil sementes de diferentes espécies nativas para reforço do Banco de Sementes da entidade, e serão distribuídas aos viveiros parceiros para assegurar o ritmo de produção de mudas e variabilidade genética. Uma empresa especializada em coleta e beneficiamento de sementes nativas também foi contratada pelo Consórcio PCJ para aprimorar essa atividade junto aos viveiros.

O fortalecimento dos viveiros municipais e a importância das matas ciliares na disponibilidade hídrica foram destacadas pelo secretário executivo do Consórcio PCJ e coordenador do PPM, Francisco Lahóz.  “Os plantios ciliares e a recuperação e preservação das florestas garantem a proteção das nascentes, cursos d’água e do solo, reduzindo problemas de erosão, assoreamento e permitindo maior infiltração de água no solo. Essa água infiltrada no solo promove a recarga do lençol freático e dos aquíferos subterrâneos, impactando diretamente na disponibilidade hídrica futura dos mananciais da nossa região”, atenta.

“A produção de mudas nativas nos viveiros é um trabalho muito importante para a proteção dos mananciais das Bacias PCJ e sua execução deve ser garantida sempre. As sementes fornecidas aos viveiros possibilitam a manutenção das suas produções”, comenta Flávio Forti Stenico, assessor técnico do Consórcio PCJ, que também participa das entregas dos insumos. A última ação aconteceu no dia 13/05, aos representantes do viveiro do município de Santa Bárbara D’Oeste.

O viveiro parceiro de Piracicaba, maior produtor de mudas da região, com o apoio do Consórcio PCJ e da empresa associada Raízen, recebeu a doação de duas carretas de torta de filtro, importante material orgânico proveniente do processamento industrial da moagem da cana-de-açúcar e utilizada como substrato para enchimento dos saquinhos em mistura com a terra para produção de mudas.

As ações do Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ têm como objetivo o suporte e fomento a produção de mudas nativas para atendimento às demandas de projetos de reflorestamento ciliar na região e doações aos municípios e empresas associados à entidade. Além do apoio com insumos, os viveiros participantes do Programa recebem intercâmbio de informações, sementes, plântulas e mudas, com o objetivo de auxiliar a produção e distribuição de mudas aos municípios e em projetos de reflorestamento ciliar nas Bacias PCJ.

O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ foi pioneiro em executar plantios de reflorestamento em Matas Ciliares, principalmente em nascentes com o objetivo de ampliar a disponibilidade hídrica das Bacias PCJ. Ficou interessado? Parcerias para o desenvolvimento em futuros projetos, envie e-mail para ppm@agua.org.br.

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo