O prefeito municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Dênis Eduardo Andia, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Rafael Piovesan, assinou o Acordo de Cooperação com o Consórcio PCJ e oficializar o viveiro municipal como o 16ª viveiro parceiro na produção de mudas nativas da entidade, por meio do Programa de Proteção aos Mananciais (PPM).
Representando o Presidente do Consórcio PC J, Reinaldo Nogueira, estiveram presentes o vice-presidente do PPM, Hélio Figueiredo, o secretário executivo da entidade, Francisco Lahóz, e o coordenador técnico, Guilherme Valarini, que também é responsável pelo programa.
O prefeito Denis enalteceu a parceria com o Consórcio PCJ. “Essa parceria vem auxiliar Santa Bárbara d’Oeste na recomposição de tantos e tantos anos de uma política de degradação do meio ambiente frente ao avanço urbano que muitas vezes ocupam o espaço que sempre foi do meio ambiente”, comentou na ocasião.
Já o secretário de meio ambiente, acredita que a parceria com o Consórcio PCJ contribuirá na diversidade de espécies produzidas pelo viveiro municipal, melhorando dessa forma os reflorestamentos no município. “Soma muito agora, o ingresso do município junto aos demais viveiros dos municípios consorciados para melhorarmos a condição genética, é fundamental termos uma diversidade genética como forma de maior estabilidade ecológica”, atentou Piovesan.
O coordenador técnico do PPM entregou ao prefeito e ao secretário diversas sementes para o início da produção de mudas no viveiro. Valarini também destacou que mesmo antes da assinatura da parceria o Consórcio PCJ, auxiliou o município no fornecimento de mudas para reflorestamento urbano.
Pelo Acordo de Cooperação que o Consórcio PCJ possui com os viveiros, a entidade fornece apoio no fornecimento de insumos (saquinhos, sementes, ferramentas, dentre outros) voltados à produção, além do intercâmbio de informações e em contrapartida recebe as mudas nativas que serão utilizadas em projetos de reflorestamento em áreas de matas ciliares nas Bacias PCJ.
Além de Santa Bárbara d’Oeste, outros 15 viveiros municipais são parceiros nas ações de reflorestamento ciliar promovidos pela entidade e estão distribuídos pelas cidades de Rio Claro, Iracemápolis, Piracicaba, Capivari, Cosmópolis, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, todas situadas no Estado de São Paulo e Camanducaia, apenas, em Minas Gerais.
O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. Através dessas parcerias o programa já forneceu nos últimos cinco anos, aproximadamente 700 mil saquinhos plásticos e mais de 800 kg de sementes de espécies nativas aos viveiros.
Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ