Viveiro Municipal de Piracicaba comemora 20 anos

O prefeito do município associado de Piracicaba (SP), Gabriel Ferrato, com a presença de várias autoridades, comemorou no último dia 30 de novembro, os 20 anos da instalação do viveiro municipal no Bairro Santa Rita, que é um dos 16 viveiros parceiros no fornecimento de mudas nativas para os reflorestamentos de matas ciliares promovidos pelo Consórcio PCJ.
A celebração contou ainda com as presenças dos secretários do Meio Ambiente (Sedema), Rogerio Vidal, e da Semutri (Transportes Internos), Antonio Fernandes Faganelo, os vereadores Pedro Kawai, Antonio Paiva, Pastor Luisinho, e representando a Associação Fornecedores de Cana de Piracicaba, Ricardo Dias Pacheco, Rodrigo Cristofoletti e Marcos Pontes de Morais, e funcionários da Sedema. O coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Guilherme Valarini, também participou do evento, representando o presidente da entidade e prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira.

Os convidados foram acolhidos pela engenheira agrônoma Clementina Rossin, à frente do Viveiro há quase dez anos e toda sua equipe, alguns juntos ali, há mais de vinte anos, como é o caso do Sr Orlando.

Durante a comemoração, o coordenador de projetos do Consorcio entregou ao Prefeito Gabriel Ferrato sementes de 10 espécies nativas da região, incluindo jequitibá branco (ameaçada de extinção), canudo de pito, jacarandá do campo, dentre outros, como forma de retribuir a parceria com a Prefeitura. Essas sementes viabilizarão a formação de mais de 20 mil mudas para serem utilizadas na recuperação de matas ciliares nas bacias PCJ.

Ferrato era o secretário de Planejamento na época da instalação do Viveiro há 20 anos atrás, e foi o responsável pela intermediação para viabilizar o projeto. O prefeito comentou que desde àquela época já existia uma preocupação com a questão ambiental. E que mesmo hoje são poucos os municípios que possuem um viveiro deste porte. “Piracicaba é referência em vários aspectos e este é um deles”. Ele lembrou que a cidade acaba de receber a pontuação máxima com a Letra A na efetividade da questão ambiental.

Rogerio Vidal, secretário da Sedema, citou o aumento do desmatamento no Brasil e lembrou “que aqui estamos fazendo exatamente o contrário, produzindo e distribuindo mudas, plantando e criando espaços verdes e recuperando a mata ciliar em toda zona rural do município”.

Alunos do ensino complementar da Escola Municipal Fabio de Souza Maria, acompanhados pela Diretora Sandra Regina de Souza e do Professor Jair Barbosa, executaram alguns números de flauta “Dança Alegre” e “Asa Branca”. Em seguida apresentaram o coral com as músicas: Expresso Polar”, “Normal é ser diferente”, “Amo Você” e finalizaram com “Happy Days”.

O Viveiro Municipal

Localizado em uma área de 60 mil metros quadrados, o viveiro conta com mais de 80 espécies nativas de árvores à disposição da população gratuitamente, e é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente- Sedema contando com apoio do Consórcio PCJ. Somente este ano a produção deve atingir 100 mil mudas.

Do início de 2013 até o final de outubro deste ano, o Viveiro Municipal produziu mais de 283 mil mudas. Destas, mais de 90 mil foram direcionadas para o Consórcio PCJ (Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) através da parceria com a Prefeitura.

As outras são encaminhadas às propriedades rurais, através da Sema – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento para o reflorestamento e a recuperação das matas ciliares, e aquelas requisitadas através do SIP 156 são entregues à população. O Viveiro produz também muitas mudas usadas nos projetos de paisagismo e reflorestamento mantidos pela Sedema nas áreas verdes ou calçadas e Áreas de Preservação Permanente – APPs.

História do Viveiro Municipal

Antes de 1995, o Viveiro Municipal estava instalado em Saltinho, antigo distrito de Piracicaba. Com a emancipação, surgiu a necessidade de um novo espaço para sua instalação em Piracicaba.

Alguns requisitos eram essenciais para a transferência para um novo espaço: a área a ser escolhida deveria estar localizada dentro do próprio município, possuir fonte de agua de qualidade e quantidade. Em razão disso, a área de lazer que margeia a área de proteção permanente – APP no entorno da Lagoa do Santa Rita foi escolhida.

Atualmente, o Viveiro Municipal vive uma ótima fase. A Prefeitura, por meio da Sedema, dá incentivo à produção, doação, com plantios em áreas urbanas e rurais. E também com parcerias importantes, como a do Consórcio PCJ, que existe desde 2007, auxiliando na produção com insumos. O viveiro de Piracicaba é o maior dos 16 que fazem parte dos parceiros ao Consórcio e é uma importante ferramenta na recuperação das matas ciliares das Bacias PCJ.

 

Viveiro_Pira

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo