Viveiro municipal de Atibaia (SP) demonstra interesse em ser parceiro do Programa de Proteção aos Mananciais

 

O município de Atibaia tem interesse em aderir ao Programa de Proteção aos Mananciais (PPM) do Consórcio PCJ, ao qual é associado, e oficializar o viveiro municipal como o 17º viveiro parceiro na produção de mudas nativas da entidade.

O Coordenador Técnico do programa, Guilherme Valarini, visitou no dia seis de agosto (terça-feira) a cidade e esteve com o Secretário de Agropecuária e Abastecimento, Alcides Ribeiro, e com o Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Agronegócio, Jairo Bueno, que demonstraram interesse na parceria com o PPM para aumentar a diversidade de espécies de mudas nativas produzidas no viveiro municipal. O Consórcio PCJ, atualmente, fornece mais de 60 espécies de sementes nativas aos viveiros parceiros.

Após essa reunião, foi feita uma visita ao viveiro municipal para verificar as condições de produção. O Diretor de Desenvolvimento de Agronegócio Sr. Jairo informou que o viveiro de mudas está sendo revitalizado, uma vez que nos anos anteriores ele estava operando com deficiência por falhas no sistema de irrigação e falta de funcionários. Atualmente, está operando normalmente e o secretário Alcides Ribeiro disponibilizou cinco mil mudas ao Consórcio PCJ para doação.  

Foi enviada, então, ao município uma minuta do “Acordo de Cooperação” para ser analisada e aprovada. Caso seja viabilizada a parceria, o novo viveiro municipal parceiro ao Programa de Proteção aos Mananciais será apresentando na reunião de Conselho de Consorciados.

 

O Consórcio PCJ já conta com a colaboração de 16 viveiros municipais, que ajudam nas ações de reflorestamento ciliar promovidos pela entidade e estão distribuídos pelas cidades de Rio Claro, Iracemápolis, Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba, Capivari, Cosmópolis, Monte Mor, Sumaré, Limeira, Jaguariúna, Paulínia, Vinhedo, Bragança Paulista, Analândia e Hortolândia, todas situadas no Estado de São Paulo e Camanducaia, em Minas Gerais.

 

A entidade ainda possui parceria com a empresa Van der Hoeven – fabricante de estufas agrícolas – na produção de mudas. A empresa, assim como os viveiros, recebe apoio no fornecimento de sementes nativas e em troca o Consórcio faz a retirada das mudas para utilização em reflorestamentos. O Programa de Proteção aos Mananciais do Consórcio PCJ já plantou 3,7 milhões de árvores às margens dos rios da região, contribuindo para a qualidade e quantidade da água. Através dessas parcerias o programa já forneceu nos últimos cinco anos, aproximadamente 700 mil saquinhos plásticos e mais de 800 kg de sementes de espécies nativas aos viveiros.

 

 

Assessoria de Comunicação – Consórcio PCJ

Compartilhe essa matéria via:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine a Newsletter do Consórcio PCJ e seja o primeiro a saber sobre projetos, ações de conservação e eventos importantes que acontecerão no ano. Além de notícias em primeira mão sobre todo o universo da água.

Outras matérias

Pular para o conteúdo